CBC libera uso de bikes de estrada com freios a disco nas competições

HomeCiclismo nacionalTecnologia

CBC libera uso de bikes de estrada com freios a disco nas competições

Equipamento poderá ser usado nas provas nacionais que não levem a chancela da UCI

CBC liberou o uso dos freios a disco nas competições nacionais (sem a chancela UCI)

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou a liberação do uso de bicicletas de estrada com freios a disco nas competições nacionais que não levam a chancela da UCI. Veja o comunicado oficial aqui

Os freios a disco começaram a ser testados no ciclismo Pro no Eneco Tour de 2015, mas, um ano depois, foram proibidos após a Comissão de Equipamentos da UCI confirmar que o espanhol Francisco Ventoso teve cortes profundos logo abaixo do joelho direito após se envolver numa queda na Parix-Roubaix. ( veja mais aqui). 

Mas, em 2017, a UCI flexibilizou a proibição e passou a permitir os freios a disco em determinadas ocasiões, com a justificativa de que eles deviam continuar a ser testados. O equipamento voltou a ser usado já no Tour de San Juan, na Argentina, em janeiro. Em fevereiro, o alemão Marcel Kittel tornou-se bicampeão do Tour de Dubai com freios a disco e, meses depois, fez história no Tour de France ao se tornar o primeiro ciclista a vencer uma etapa da prova com uma bike equipada com freios a disco (confira a reportagem aqui).

O uso dos freios a disco continua em estudo na Comissão de Equipamentos da UCI, formada por representantes de equipes, atletas, mecânicos, comissários, usuários e, claro, pela indústria do setor. A comissão analisa principalmente o aspecto de segurança, já que nas grandes quedas do pelotão – muito comuns no ciclismo de estrada – já houve várias outras ocorrências de ciclistas que sofreram cortes e lesões.

LEIA MAIS
Reportagens sobre freios a disco nas bikes de estrada no Bikemagazine