Mendoza: equatoriano vence etapa rainha; Dani Diaz mantém liderança

HomeCompetiçõesCiclismo sul-americano

Mendoza: equatoriano vence etapa rainha; Dani Diaz mantém liderança

Sebastián Rodriguez vence mesma etapa já conquistada por seu pai em 1995, brasileiro Atílio Fetter desce para a vice-liderança da Sub-23

Rodriguez comemora a vitória na etapa rainha, a 3.811 metros S.N.M

Do Bikemagazine
Fotos de Franco Xavier Videla

O equatoriano Sebastián Rodriguez (Tims-Eagle Bikes) venceu a etapa rainha da Volta de Mendoza. A sétima etapa, com 92km, foi disputada neste sábado (24 de fevereiro) entre Upsallata e o alto do Cristo Redentor de Los Andes, a 3.811 metros sobre o nível do mar. Foram 2.200 metros de ascensão acumulada, com os últimos quilômetros em chão de terra batida, junto à fronteira com o Chile.

Em 1995, Pedro Rodriguez, pai de Sebastián venceu a etapa. O ciclista de 23 anos completou a jornada em 3h08min02s. Gonzalo Najar (SEP Continental) cruzou em segundo, com o mesmo tempo de Rodriguez.

A liderança da classificação geral continua com o argentino Daniel Diaz (SEP Continental), que foi o sétimo colocado na etapa e administra uma vantagem de 1min08s sobre o vice-líder geral Ismael Laguna (Salta La Linda).

Últimos quilômetros do percurso foram em chão de terra batida

O pelotão se manteve compacto durante boa parte da corrida, até que 17 ciclistas saíram em uma fuga. Entre os escapados estavam David Talavera, Jonathan Pastrán, Franco Vecchi, Leonardo Cobarrubia, Mauricio Páez e Emiliano Ibarra, este último o melhor colocado na geral, a seis minutos do líder.

O grupo, com ciclistas das equipes Shania, Yaco-Lavalle e Municipalidad de Guaymallén chegou a abrir uma vantagem de mais de cinco minutos, mas a SEP San Juan trabalhou para controlar a corrida e apertou o ritmo na segunda metade do percurso. Na passagem por Horcones, a fuga se reduziu a 10 ciclistas e o jovem Nahuel Méndez atacou sozinho até ser alcançado por Emiliano Ibarra, na curva de La Soberania Nacional.

Equatoriano apertou o ritmo nos últimos quilômetros da etapa rainha

Apesar do favoritismo de Najar, a dupla equatoriana formada por Rodriguez e seu companheiro de equipe Segundo Navarrete partiu determinada para a vitória e Rodriguez levou a melhor sobre o argentino.

O gaúcho Atílio Fetter (Ribeirão Preto) foi o 21º na etapa e quarto colocado na categoria Sub23. Com o resultado, Fetter desceu para a vice-liderança da categoria, a 3min36s do novo líder, Juan Salas (Vivo-Paraguai). Pela Memorial-Santos, o colombiano Oscar Rivera foi o 16º na etapa e subiu para a 8ª colocação na classificação geral, a 9min18s de Diaz.

A liderança por equipes é da equipe argentina SEP Continental, seguida pela Municipalidade de Guayamallén. O time de Ribeirão Preto é o 7º e a Memorial-Santos é a 10ª colocada.

TOP 10 DA ETAPA
1. Sebastián Rodríguez (Tims-Eagle Bikes) 3h08’12”
2. Gonzalo Najar (SEP Continental) m.t
3. Segundo Navarrete (Tims-Eagle Bikes) a 10″
4. Jairo Ríos (Salta La Linda) a 48″
5. Duvan Camilo Atapuma (Bakan – Colombia) a 56″
6. Ismael Laguna (Salta La Linda) a 1’11”
7. Daniel Díaz (SEP Continental) a 1’20”
8. Gabriel Juárez (Municipalidad de Guaymallén) a 1’25”
9. Miguel Nebot (Municipalidad de Guaymallén) a 1’31”
10. Gabriel Brizuela (Municipalidad de Guaymallén) m.t

TOP 10 DA GERAL
1. Daniel Díaz (SEP Continental) –
2. Ismael Laguna (Salta La Linda) a 1’08”
3. Gonzalo Najar (SEP Continental) a 2’05”
4. Juan Javier Melivilo (Pocitos) a 2’09”
5. Gabriel Brizuela (Guayamallén) a 3’18”
6. Ruben Ramos (Diberboll) a 5’20”
7. Gabriel Juarez (Guayamallén) a 6’17”
8. Oscar Tovar Rivera (Memorial-Santos) mt
9. Miguel Nebot (Guayamallén) 9’18”
10. Pedro Rodriguez (Tims-Eagle Bikes) 9’25”

A Volta de Mendoza termina neste domingo com uma etapa de 106km em Las Heras.

Mais informações no site oficial acmendocina.com