Giro Vecchio celebra o ciclismo antigo com evento em Santo Antonio do Pinhal

HomeVintage

Giro Vecchio celebra o ciclismo antigo com evento em Santo Antonio do Pinhal

Encontro de bicicletas antigas homenageou a família Louro

Santo Antonio do Pinhal recebeu o evento pela primeira vez

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Paulo de Tarso – Sampabikers

A cidade de Santo Antonio do Pinhal (SP) recebeu no dia 18 de março a edição de verão do Giro Vecchio. O evento é um encontro especialmente destinado aos apaixonados pelo ciclismo de estrada de antigamente.

Criado em 2016 por Paulo de Tarso, da Associação Sampabikers, o Giro Vecchio reúne os apaixonados pelo ciclismo clássico com bicicletas antigas (com pelo menos 20 anos de fabricação) ou bicicletas vintage.

Paulo de Tarso, idealizador do Giro Vecchio

Os participantes devem usar roupas, acessórios e equipamentos no estilo da época e os circuitos costumam ter em média 25 quilômetros de extensão, com trechos mistos de asfalto, cascalho e terra.

A ideia do Giro Vecchio nasceu na Europa. Paulo de Tarso é um apaixonado por bicicletas de todos os tipos e ficou encantado quando conheceu em 2006 em uma cicloviagem pela Toscana a corrida de bikes antigas L’Eróica. Em 2016 foram realizadas duas edições do evento em São Paulo e outros três nas cidades de Guararema, São Luiz do Paraitinga e agora Santo Antônio do Pinhal entra no roteiro do evento.

Fernando Loro, de capacete vermelho, foi um dos homenageados

Em todos encontros são homenageados ex-ciclistas profissionais ou personagens que de alguma forma contribuíram com o esporte como Eduardo Puertollano, o senhor Nadir Ávila da marca de roupas Biene (primeiro fabricante de roupas de ciclismo do país), Erivan Arcanjo, Renato Ferraro, Elpidio Dutra, Cássio Paiva e outros. Em Santo Antonio do Pinhal o homenageado foi o paulista Fernando Louro e seu pai Edmundo Louro, de 85 anos.

O evento foi marcado pela emoção na homenagens da família Louro e principalmente do depoimento de Edmundo Louro, que emocionou a muitos presentes.

Trecho sem pavimento do percurso em Santo Antonio do Pinhal

Para completar o encontro, os participantes curtiram a exibição do tenor Sergio Senjer, considerado o “Pavaroti do Brasil”, que soltou a voz com três músicas e emocionou os presentes. Outro destaque ficou para as senhoras acompanhantes, todas vestidas a caráter, que deram um colorido especial ao encontro.

Foi um domingo inesquecível e delicioso e, como comentou a amiga Denise Teixeira Ribeiro:  “Foi uma celebração ao ciclismo”.

A próxima edição acontecerá dia 26 de agosto em São Luiz do Paraitinga (SP).

Mais informações www.girovecchio.com.br