Cicloviagem: o que é imprescindível levar

HomeCicloturismo

Cicloviagem: o que é imprescindível levar

Planejamento e conhecimento sobre mecânica bicicletas são essenciais para ter uma viagem prazerosa e sem problemas

Confira dicas para planejar seu cicloturismo e se divertir

Henrique Zompero/Especial para o Bikemagazine
Foto de divulgação

Para quem pensa que basta montar na bicicleta e sair pedalando pelas estradas, está enganado. Quando você vai realizar um roteiro de cicloviagem, é essencial preparar sua bicicleta e também se prevenir para possíveis problemas no meio da estrada. Por isso, neste artigo, vou falar um pouco desta preparação que todo ciclista deve ter.

Viajar é preciso, planejar é fundamental
A primeira etapa é, antes de tudo, traçar um planejamento da sua viagem. Ainda é comum a pessoa pegar a mesma bicicleta que usa diariamente e cair na estrada com ela. Porém, se esquece que cada geometria de bike é desenhada para determinada modalidade.

Quando você vai fazer uma cicloviagem, deve pensar primeiro no conforto, ao invés da performance. Então, nada melhor que buscar um modelo que seja ideal para este objetivo.

Faz parte deste planejamento, também, traçar o roteiro que deseja e conhecer bem o destino e as condições climáticas. Saber o que vai carregar e calcular o trajeto, se tem mais subidas, mais terrão e como são as estradas.

Porém, lembre-se: mesmo com um ótimo planejamento, contratempos são bem normais de acontecer, mas é possível minimizar as consequências deles. Não esquente a cabeça.

Ao preparar a bicicleta, é possível fazer algumas adaptações, apesar de não ser o recomendado. O ideal mesmo é buscar uma bike própria para o cicloturismo, preparada para o peso que será levado nos alforjes e bagageiros.

Ciclista precavido curte mais a viagem
A segunda etapa e tão importante quanto a primeira é realização da manutenção preventiva, fundamental para que a cicloviagem comece e termine bem. Quando temos a consciência e entendemos a importância da manutenção preventiva, criamos um histórico de manutenção que ajuda a entender melhor como a bicicleta funciona, assim como contribui para a solução dos problemas que ela tem ou pode ter.

É importante dar bastante atenção a 3 itens durante a cicloviagem: corrente – o desgaste acontece de forma mais rápida devido ao uso continuo e peso; pneus e pastilhas de freio.

Kit de sobrevivência para cicloviagem
Outra coisa importante é entender o uso de algumas ferramentas e produtos essenciais, e montar um “kit sobrevivência” para a sua cicloviagem. Afinal, problemas podem acontecer e você deve estar preparado para resolvê-los de forma que não prejudique ou não acabe antes a sua viagem, não é mesmo?

Alguns produtos que todo cicloviajante deve ter:
– Emendas de correntes, vendidos para questões emergenciais;
– Manchão de pneus, kit de remendo para consertos;
– Lubrificante úmido e seco em pouca quantidade, aproximadamente 50-60ml de cada;
– Cabo de aço, caso o sistema de freio seja feito deste material. Se ele for hidráulico não precisa se preocupar, caso tenha sido feita a manutenção preventiva;
– Pares de pastilhas, de resina e de metal – em bikes usadas para cicloturismo elas são mais utilizadas, já que há menos desgaste e mais conforto na frenagem
– Uma ferramenta que não pode nunca faltar em seu kit – assim como você sempre sai de casa com capacete e iluminação – é o canivete multifunção, capaz de realizar ajustes e consertos, mais simples e mais complexos.
– Entender cada função de cada ferramenta e como utilizá-las da forma correta e em qual situação, porém, é o grande diferencial. E é por isso que a Escola Park Tool conta com diversos cursos de mecânica para os ciclistas e apaixonados por bike.
– Quem deseja fazer uma cicloviagem e ainda não se sente seguro para montar e desmontar sua bicicleta e não sabe para que serve as diversas ferramentas que são utilizadas nos reparos, pode se inscrever no módulo Iniciante. Ele com certeza vai te preparar e promover autonomia na hora em que mais precisar. Depois disso, aí sim, basta pegar a bike e o conhecimento e aproveitar o que a estrada tem pra te mostrar.

Henrique Zompero é diretor de ensino e fundador da Escola Park Tool no Brasil. Formado em diversos cursos de capacitação em marcas como Park Tool, Shimano, Fox e Campagnolo, entre outras, é especialista quando o assunto é mecânica de bicicletas