Volta de Guarulhos terá 2 etapas inéditas e final junto com a Copa do Mundo

HomeCompetiçõesCiclismo nacional

Volta de Guarulhos terá 2 etapas inéditas e final junto com a Copa do Mundo

Confira a programação da competição, que será disputada de 10 a 15 de julho e terá duas etapas inéditas, uma em São Vicente, no litoral, e outra em Atibaia

Pelotão na Volta de Guarulhos de 2017 Foto: Luis Claudio Antunes

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A 3ª Volta Ciclística Internacional da Cidade de Guarulhos será de 10 a 15 de julho e terá duas novas etapas. O percurso, de 763 km, terá como novidades uma etapa com largada em São Vicente, no litoral paulista, e chegada em Guarulhos e uma etapa com largada em Guarulhos e chegada em Atibaia, no interior do Estado.

Além de Guarulhos, São Vicente e Atibaia, outras cidades, como Mairiporã, Nazaré Paulista, São José dos Campos, Santa Isabel, Igaratá e São Paulo (Capital), receberão a competição. Na cidade guarulhense, a prova percorrerá as principais vias, como Avenida Paulo Faccini, Anel Viário, Marginal do Rio Barquirivu e Rodovia Presidente Dutra.  A prova é organizada pela Associação Desportiva Facex, com apoio das prefeituras de Guarulhos, Atibaia, Santa Isabel, São Vicente e Mairiporã, e os patrocínios do Instituto EDP e do supermercado Nagumo.

A data da prova foi escolhida estrategicamente para coincidir com a disputa da Copa do Mundo de Futebol. A organização planeja montar uma “Fan Fest” no Bosque Maia para que todos os participantes do evento e público em geral possam acompanhar os jogos de sábado (dia 14) e a grande final no domingo (15) por um telão. Além da integração com o Mundial, o parque também vai receber uma programação cultural completa, com shows, playground para as crianças e atividades para toda a família.

Organização
O organizador da competição, José Claudio dos Santos, mais conhecido como Facex, ressaltou a qualidade dos atletas que disputarão a prova. “Teremos ciclistas da Seleção Brasileira e atletas que disputaram os Jogos Olímpicos. Fico feliz por nossa prova crescer a cada ano e atrair cada vez mais talentos; ela vem se tornando uma tradição no país”, declarou.

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e o supermercado Nagumo serão os patrocinadores oficiais da 3ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos. Para Roberto Miranda, gestor executivo da EDP, “a Volta Ciclística de Guarulhos é uma iniciativa que está intimamente ligada a um dos princípios da EDP, de promover ações que valorizem o esporte e tragam mais qualidade de vida às pessoas”.

A companhia já é conhecida mundialmente no setor de ciclismo uma vez que, há 14 anos, o Grupo EDP patrocina a Volta de Portugal em bicicleta, com projetos que envolvem a eficiência energética e responsabilidade social.

A prova ainda terá o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e Governo do Estado de São Paulo.

Programação
Dia 10 (terça-feira)
11h – 1ª Etapa – Guarulhos / São José / São José / Guarulhos – 165 Km

Dia 11 (quarta-feira)
11h – 2ª Etapa – São Vicente / Guarulhos – 121 Km

Dia 12 (quinta-feira)
11h – 3ª Etapa – Guarulhos / Santa Isabel / Igaratá / Atibaia – 131 Km

Dia 13 (sexta-feira)
11h – 4ª Etapa – Guarulhos / Nazaré Paulista / Mairiporã – 80 Km

Dia 14 (sábado)
11h – 5ª Etapa – Guarulhos / Nazaré Paulista / Igaratá / Santa Isabel / Guarulhos – 156 Km

Dia 15 (domingo)
8h – 6º Etapa – Guarulhos / Tatuapé / Guarulhos – 108 Km

Mais informações: www.voltaciclisticadeguarulhos.com