Nestor Freire será 1º brasileiro a atravessar Meridiano Verde

HomeCicloturismo

Nestor Freire será 1º brasileiro a atravessar Meridiano Verde

Cicloviagem do criador do Projeto Giraventura vai percorrer 1.800 km do Méridienne Verte, com início em Dunquerque, na França, e final em Barcelona, na Espanha

Nestor Freire, do Projeto Giraventura

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Nestor Freire, do Projeto Giraventura, será o primeiro brasileiro a atravessar a França pelo Meridiano Verde, conhecido como “La Méridienne Verte”. A cicloviagem começa dia 2 de setembro, com início em Dunquerque, na França. Serão 1.800 km em linha reta, passando por Paris e com chegada em Barcelona, pelos Pirineus.

Trajeto do Meridiano Verde

Idealizado pelo arquiteto francês Paul Chemetov, o percurso nasceu da iniciativa do plantio de árvores ao longo da rota. Dentro da França serão 337 comunidades, 20 departamentos e oito regiões percorridas.

A cicloviagem, com previsão de durar 25 dias, conta com o apoio do governo francês, por meio do seu consulado em São Paulo, e da FFCT (Federação Francesa de Cicloturismo).

“Todos poderão acompanhar essa experiência em tempo real pelo blog e redes sociais. Minha intenção é chamar a atenção para o conceito de mobilidade autossuficiente e sustentável em cidades grandes e ao mesmo tempo fazer um relato histórico-cultural de todo o trajeto”, explica Nestor Freire, de 51 anos, idealizador do Projeto Giraventura.

Freire é ciclista de longa distância e já rodou pela Cordilheira dos Andes, pela italiana Via Flamínia, Via Francigena e no Caminho de Santiago. Também pedala pelo Brasil onde já fez inúmeras rotas, devidamente documentadas em fotolivros e no seu blog https://www.giraventura.com.br/

Nas redes sociais:
Instagram: @giraventura_br
Facebook: Giraventura
Twiter: @giraventura