Tóquio 2020: UCI aprova percurso do ciclismo de estrada

HomeCompetiçõesCiclismo

Tóquio 2020: UCI aprova percurso do ciclismo de estrada

Trajeto vai passar por cenários turísticos bem conhecidos e uma das principais atrações é o Monte Fuji; percurso foi considerado duríssimo e terá 4.865 metros de subida acumulada no masculino

Monte Fuji está na rota dos ciclistas olímpicos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A UCI (União Ciclística Internacional) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio apresentaram nesta quinta-feira (9 de agosto) o percurso das provas de ciclismo de Tóquio 2020. A prova de estrada dos homens terá um percurso bem mais exigente que a das mulheres. Serão 4.865 metros de subida acumulada e o circuito final tem uma subida de 6,8km com uma média de 10,2% de inclinação, com trecho de 12,6%. Os ciclistas vão largar da área metropolitana de Tóquio e seguirão para o Oeste em direção à região do Monte Fuji.

Percurso e altimetria da prova de estrada masculina

O trajeto começa no Parque Musashinonomori em uma zona neutra de 10 km. A corrida propriamente dita começará ainda na área urbana de Tóquio, seguirá depois para Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka – cada uma com sua própria paisagem característica – e a chegada será no circuito Fuji Speedway, em Shizuoka.

Os ciclistas vão percorrer as encostas do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, e pasar pelo Lago Yamanakako, dois dos destinos mais cênicos do Japão. “Estou muito satisfeito que o percurso de ciclismo tenha sido aprovado pela UCI”, comemorou Yoshiro Mori, presidente da Tóquio 2020.

“Durante a segunda metade do percurso, os ciclistas enfrentarão terrenos difíceis ao redor do Monte. Fuji, um dos marcos mais emblemáticos do Japão. Em suma, será um percurso imponente que irá oferecer cada vez mais emoção à medida que progride, com as mudanças de altitude proporcionando mais desafios. Estamos ansiosos para receber os melhores ciclistas de todo o mundo com uma atmosfera que lembrará as lendárias corridas europeias do passado”, completou.

Percurso e altimetria da prova olímpica feminina

“Um título olímpico é uma meta importante para qualquer atleta de elite, e os desafiadores e espetaculares percursos de corrida em estrada em Tóquio 2020 fornecerão um teste real para os melhores ciclistas do mundo. Passando por atrações turísticas icônicas, como a região dos Cinco Lagos Fuji, as rotas também garantirão um espetáculo emocionante para os fãs ao longo da estrada e aos espectadores de todo o mundo”, disse David Lappartient, presidente da UCI.

Veja os mapas

Prova de estrada – masculino – 25 de julho de 2020
Circuito final

Prova de estrada – feminino – 26 de julho de 2020
Circuito final