Continental lança seu primeiro pneu tubeless para estrada

HomeLançamentos

Continental lança seu primeiro pneu tubeless para estrada

Fabricante alemã entra no segmento com o GP 5000 TL; modelo chega para substituir o consagrado GP 4000, lançado há 14 anos

A versão clincher Grand Prix 5000

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Demorou, mas finalmente a Continental anunciou a chegada de seu pneu tubeless. O lançamento da marca alemã chega para substituir o consagrado Grand Prix 4000, modelo lançado há 14 anos e referência mundial quando o assunto é pneu de estrada de alta qualidade. A opção tubeless ganhou o nome de GP 5000 TL e a versão clincher GP 5000. Os pneus são feitos a mão, na Alemanha.

O GP 5000 TL é muito parecido com o GP 5000, com a diferença de receber uma camada interna de borracha selante mais macia. A carcaça é mais grossa (180 TPI), enquanto que o GP 5000 tem carcaça com tripla camada (320 TPI), que promete mais estabilidade e menos resistência à rolagem.

 

O GP 5000 TL é muito parecido com o GP 5000, mas tem uma camada interna de borracha selante mais macia

A Continental chega neste segmento anos após outras marcas, como a francesa Hutchinson e a norte-americana Bontrager. Segundo a empresa, o desenvolvimento foi demorado por conta de testes para se chegar a dimensões que oferecessem um equilíbrio entre resistência, segurança e facilidade de montagem.

O peso do GP 5000 TL é de 300 gramas para a medida 25mm, sendo 85 gramas mais pesado que o modelo clincher. O peso do clincher não foi informado, mas a Continental assegura que é 10 gramas mais leve que o GP 4000 S II.

O GP 5000 TL será oferecido nas larguras 25, 28 e 32mm. Há também opções de 25 e 28mm para rodas de aro 650b.

Os pneus ganharam uma nova fórmula do composto denominado Black Chilli. A carcaça leva uma camada extra de elastômero (Active Comfort), que tem o objetivo de reduzir as vibrações e assim aumentar o conforto. Ambos trazem a camada antifuro Vectran e, segundo a Continental, tende a reduzir em até 20% a ocorrência de furos

Diferente da concorrente Schwalbe, que traz uma tabela de compatibilidade com aros tubeless, a Continental omite esta informação, mas garante que testou uma enorme variedade de aros para pneus sem câmara e o GP 5000 TL pode ser usado com a maioria dos aros disponíveis no mercado.

O GP 5000 chega ao mercado europeu por € 60.99 e a versão tubeless por €74.99.