Projeto KB2/Olhos que Guiam ensina deficiente visual a andar de bicicleta

HomeAgenda

Projeto KB2/Olhos que Guiam ensina deficiente visual a andar de bicicleta

Grupo promove ação neste domingo em Campinas (SP) pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Participantes do projeto KB2/Olhos que Guiam no Taquaral

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Neste domingo (2 de dezembro) o projeto KB2/Olhos que Guia irá realizar um café da manhã no Parque Taquaral, em Campinas, em uma ação pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a partir das 8h no Portão 2. O evento conta com o apoio e participação do Centro Cultural Louis Braille, de Campinas.

O Projeto KB2/Olhos que Guiam surgiu da iniciativa do ciclista amador Almir Martelli, que se inspirou em uma ação semelhante realizada em Recife. No final de 2016, o ciclista comprou uma bicicleta Houston KB2, que possui dois assentos possibilitando que duas pessoas pedalem juntas e, em fevereiro de 2017, com a ciclista Fátima Mendes, profissional especializada na área da deficiência, passaram a levar deficientes visuais para andar de bicicleta ao redor da Lagoa do Taquaral.

Desde então o projeto só cresceu. Ganhou novos condutores, denominados guias, novos participantes e até batedores, que não pedalam na bike dupla, e sim abrem caminho e cuidam da segurança dos guias e deficientes visuais. Todos os envolvidos são voluntários e foram treinados. Atualmente, o projeto conta com quatro bikes e seis guias fixos. O ponto de encontro é no Portão 02 da Lagoa do Taquaral, todos os domingos, a partir das 8h.

O foco do projeto é incentivar os deficientes visuais a praticar esportes, mas como Martelli teve como motivação sua esposa Alessandra, que não sabia andar de bicicleta e quis aprender na bike dupla, pessoas que tenham dificuldade ou medo de pedalar também podem participar do projeto. Hoje, o projeto atende a inclusão social, incentivo à prática de esportes e ao voluntariado.

Mais informações aqui