Bikemagazine conquista 1º lugar no Prêmio 99 de Jornalismo

HomeReportagem especial

Bikemagazine conquista 1º lugar no Prêmio 99 de Jornalismo

Reportagem "E-bike: a reinvenção da bicicleta" vence na categoria “Uso de tecnologias para melhorar e inovar a mobilidade urbana e a vida nas cidades”

Bikemagazine vence Prêmio 99 de Jornalismo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O editor do Bikemagazine, Marcos Adami, venceu a primeira edição do Prêmio 99 de Jornalismo com a reportagem “E-bike: a reinvenção da bicicleta”. A empresa de mobilidade urbana, que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, revelou os vencedores do prêmio nesta quarta-feira (5 de dezembro) em cerimônia para convidados em São Paulo.

“Acredito que as bicicletas elétricas são o futuro e uma alternativa perfeita para o trânsito nas grandes cidades. Como exemplo, para vir para o evento, levei 50 minutos de táxi para percorrer 5,5km. Acho um absurdo. Parabéns à 99 pela iniciativa. Sei que a empresa está comprometida com novos sistemas de transportes mais racionais e ecologicamente corretos”, comentou Adami.

Leia reportagem premiada aqui

A primeira edição contou com 198 inscritos em duas categorias: “Uso de tecnologias para melhorar e inovar a mobilidade urbana e a vida nas cidades” e “Cidades para pessoas e suas histórias” , em um total de R$ 60 mil em prêmios.

O editor Marcos Adami e a presidente do júri Beth Saad

O Bikemagazine venceu na categoria “Uso de tecnologias para melhorar e inovar a mobilidade urbana e a vida nas cidades” e a revista Veja ficou com o segundo lugar, com a reportagem “A revolução dos carros sem motorista”.

Na categoria “Cidades para pessoas e suas histórias” a vencedora foi a série “Na mão certa”, da TV Diário (CE). O jornal Zero Hora (RS) e o Diário de Pernambuco (PE) ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente.

“A 99 incentiva o jornalismo de qualidade ao lançar um prêmio que valoriza a apuração minuciosa. As categorias e reportagens premiadas refletem a cobertura jornalística sobre tecnologia, mobilidade urbana e cidades inteligentes. Parabenizamos os vencedores e agradecemos a todos aqueles que se inscreveram e acreditaram na nossa iniciativa”, afirmou Gabriela Gaspari, gerente de comunicação da 99.

Finalistas do Prêmio 99 de Jornalismo

A iniciativa foi promovida em parceria com o COM+, grupo de pesquisa da Escola de Comunicação e Artes da USP. O júri foi liderado pela especialista e pesquisadora da USP, Beth Saad, e composto pelos jornalistas Cristina DeLuca, Ernesto Bernardes, Sergio Ludtke e Moreno Osório, o executivo de marketing e comunicação, Mauro Segura, e Clarisse Linke, diretora do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).

O conteúdo das reportagens premiadas pode ser conferido aqui