Jaqueline Mourão vai integrar a equipe Sense em 2019

HomeCompetiçõesMountain bike

Jaqueline Mourão vai integrar a equipe Sense em 2019

Aos 43 anos, uma das mais importantes atletas do MTB nacional assina com equipe mineira; após dez anos fora do mountain bike, atleta conquistou o título brasileiro em 2018

Jaqueline Mourão, aos 43 anos, volta ao MTB

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Jaqueline Mourão, atual campeã brasileira de MTB XCO e um dos principais nomes do mountain bike nacional, vai integrar a equipe Sense na temporada 2019. Aos 43 anos, a mineira, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008, tinha parado de competir no MTB há dez anos, mas voltou no ano passado “por curiosidade”, só para ver se como estava seu desempenho depois de tanto tempo.

Depois de provas no Canadá, onde morou nos últimos anos e duas etapas da Copa do Mundo de MTB, “Jaque” voltou ao Brasil para o Campeonato Brasileiro XCO e conquistou o título nacional em 2018 (leia aqui).

A atleta, que já ocupou um histórico 7º lugar no ranking da UCI, dedicou-se nos últimos anos aos esportes de inverno, e representou o Brasil no esqui cross-country e no biathlon nos Jogos Olímpicos de Inverno entre 2006 e 2018, mas a paixão pelo mountain bike se manteve. “Comparado com antigamente, o MTB nacional cresceu muito. Hoje é incrível ver a participação feminina em provas no Brasil. Muito legal ver que uma sementinha que plantei lá atrás gerou frutos”, afirmou.

Com o uniforme da nova equipe

Ao ser convidada pela Sense, conta que ficou “muito feliz pelo reconhecimento”. “É uma empresa que combina muito comigo. Além de serem mineiros, esse pioneirismo da marca e sua história mostram muita resiliência. Assim como eles, eu também quebrei limites”, explicou a atleta fazendo referência ao slogan “Breaking Limits” da marca. “Sinto muito orgulho em ver uma equipe brasileira se destacando no cenário e investindo no esporte de maneira muito profissional. Isso leva todo mundo para frente e agrega no crescimento do esporte”, disse.

Segundo Jaque, além do objetivo competitivo, sua presença na equipe servirá para transmitir sua experiência internacional para dois jovens de muito talento que fazem parte do time: Mario Couto e Giugiu Morgen, destaques em suas respectivas categorias e com futuros promissores pela frente.

“Ter no nosso time duas lendas do presente como Jaqueline Mourão e Rubinho Valeriano nos deixa muito felizes. Acreditamos que a experiência deles e tudo o que eles representam no mountain bike vai acrescentar muito no desenvolvimento desses jovens talentos. Mario e Giugiu têm tudo se tornarem grandes atletas do cenário mundial”, afirmou Marlen Ferreira, Team Manager da Sense Factory Racing.

Segundo ele, a contratação é o mais novo passo no projeto de desenvolvimento da Sense Bike. “Mais uma vez estamos quebrando barreiras ao trazer de volta uma das maiores atletas do Brasil. Por tudo o que ela já fez e ainda vai fazer, a vinda de Jaqueline serve para coroar este grande momento da Sense, mostrando tudo o que nós pretendendo fazer nos próximos anos para levar o nome do Brasil para o mundo”, completou o manager.