Paris-Roubaix 2019 confirma percurso e trechos de paralelepídeos

HomeCompetiçõesCiclismo

Paris-Roubaix 2019 confirma percurso e trechos de paralelepídeos

Uma curiosidade é que, após medição precisa, organizadores descobriram que o trecho do Trouée d'Arenberg é 100 metros mais curto e tem 2,3 km

Pelotão enfrenta a 117ª edição da Paris-Roubaix dia 14 de abril

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O percurso da Paris-Roubaix 2019 está definido e a 117ª edição da prova, dia 14 de abril, terá 257 quilômetros, com 54,5 quilômetros de pavés, os temidos paralelepípedos que, por causa da extrema dificuldade, deram à prova, que começou a ser disputada em 1896, o apelido de “Inferno do Norte.

No ano passado, a corrida foi marcada pela morte de Michael Goolaerts, ciclista belga da equipe Varandas Willems-Crelan que morreu aos 23 anos após sofrer parada cardíaca (veja aqui). Goolaerts será homenageado nesta edição e seu nome vai batizar um dos trechos de pavés, o de número 28, em Chemin de Saint-Quentin, localizado entre Briastre e Viesly.

Percurso passou por pequenas mudanças

O percurso passou por pequenas mudanças e o primeiro trecho de paralelepípedos, logo após a cidade de Troisvilles, foi encurtado de 2,2 km para 900 metros. Logo depois vem o 2º trecho, que vai contar com a homenagem a Goolaerts. Após estão os setores de Quiévy, Saint-Pythong e Vertain, que vai ser percorrido na direção oposta à edição de 2018. Vale destacar que Vertain esteve na Paris-Roubaix pela última vez em 2017.

Uma curiosidade é que os organizadores “descobriram”, após medição mais precisa, que o trecho do Trouée d’Arenberg, um dos mais decisivos da disputa e o primeiro cinco estrelas da corrida, é 100 metros mais curto do que divulgava anteriormente e tem 2,3 km. Após Valenciennes, a corrida segue inalterada, com as icônicas passagens pelos trechos cinco estrelas de Mons-en-Pévèle (nº 11) e Carrefour de l’Arbre (nº 4) até a grande final no Velódromo de Roubaix.

Nesta edição, além dos 18 times World Tour, a competição irá contar com sete equipes convidadas: Cofidis, Delko Marseille Provence, Direct Energie, Arkea Samsic, Vital Concept, Roompot Charles e Wanty Gobert (leia mais aqui).

A reportagem do Bikemagazine já visitou (e pedalou!) em Roubaix e também visitou os icônicos chuveiros que levam as placas de seus grandes campeõs. Veja reportagem aqui

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Paris-Roubaix no Bikemagazine

VENCEDORES RECENTES
2018: Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
2017: Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing
2016: Mathew Hayman (Aus) Orica-GreenEdge
2015: John Degenkolb (Ger) Giant-Alpecin
2014: Niki Terpstra (Ned) Etixx-QuickStep
2013: Fabian Cancellara (Swi) RadioShack
2012: Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-QuickStep
2011: Johan Vansummeren (Bel) Garmin-Cervelo
2010: Fabian Cancellara (Swi) Saxo Bank
2009: Tom Boonen (Bel) QuickStep
2008: Tom Boonen (Bel) QuickStep
2007: Stuart O’Grady (Aus) Team CSC

MELHORES MOMENTOS DE 2018