Ídolo do MTB em SP: quem tal pedalar com Ned Overend?

HomeCompetiçõesMountain bike

Ídolo do MTB em SP: quem tal pedalar com Ned Overend?

Lenda do MTB faz sua segunda visita ao Brasil e estará em São Paulo, Campos do Jordão, Indaiatuba e em Botucatu durante esta semana

Ned Overend chega nesta terça-feira ao Brasil

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Um dos grandes nomes do MTB mundial, Ned Overend começa sua segunda visita ao Brasil nesta terça-feira (23 de abril) e terá compromissos em São Paulo e no interior paulista. E, para quem quer pedalar ao lado do ídolo, há oportunidades. Vale destacar que, para participar dos eventos, a dica é entrar em contato com os locais que vão recebê-lo para confirmar presença.

Overend inicia sua programação na tarde desta terça-feira no Centro de Esportes Radicais, em São Paulo. Com uma área de mais de 38 mil metros quadrados, o parque tem três pistas de pump track com diferentes níveis técnicos. Na visita, Overend estará acompanhado pelos freeriders Caio Suzarte e Eduardo Arruda.

Na quarta-feira Overend estará no Zoom Bike Park, em Campos do Jordão (SP), para conhecer a trilha que leva seu nome: “Ao todo são 2,9 quilômetros de puro single track, com rampas, duplos, curvas off-cambers e de madeira, trechos de alta velocidade e muita técnica. No início da trilha há um portal que batiza a trilha de “Ned Trail”, um tributo feito ao atleta”, comenta Márcio Prado, fundador do parque.

A “Ned Trail” é uma das trilhas mais visitadas desde a inauguração do parque em 2017 e conta com uma ponte de madeira suspensa com cerca de 7 metros de altura, além de um trecho técnico e muito veloz em referência à “Stumpjumper” – a primeira bicicleta de montanha produzida em série no mundo, e que a Specialized produz até hoje.

Na sexta-feira, Overend visitará a loja 4 Fun Bike Center em Indaiatuba, no interior paulista, e vai pedalar no Nore Bike Park antes de seguir viagem para Botucatu, onde participará da inédita competição Brasil Ride Diverge Gravel Race, no sábado (leia mais aqui).

História no MTB
Ned Overend tem 63 anos, nasceu em Taipei (Taiwan), cresceu na Etiópia e Irã, por causa do pai diplomata e estabeleceu-se em Durango, no Colorado (EUA). Depois de uma passagem pelo atletismo e triathlon, Ned começou “tarde” no universo da bike, mas rapidamente tornou-se uma lenda. Foi o primeiro campeão mundial de MTB cross country em 1990, faturou o título no Campeonato Norte-Americano de Cyclocross em 2010 e ainda um título nacional de Fat Bike em 2015. Aposentou-se das competições em 1996 e desde então vem dedicando-se ao desenvolvimento de projetos e equipamentos da Specialized.