Giraventura: de bike até os extremos do mundo

HomeCicloturismo

Giraventura: de bike até os extremos do mundo

Cicloturista Nestor Freire planeja pedalar para 14 destinos em um período de 15 anos; próximo destino é Nordkapp, na Noruega

Nestor Freire em Ushuaia, no extremo Sul argentino

Texto e fotos: Nestor Freire/Projeto Giraventura
Especial para o Bikemagazine

Idealizado por mim em 2012, o Projeto Giraventura é uma aventura composta de 14 etapas em um período de 15 anos (de 2012 a 2027). O projeto tem como proposta uma reflexão filosófica sobre experiências vivenciadas durante os vários trajetos e percursos feitos de bicicleta pelo mundo. A aventura, inspirada na “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell, pretende promover uma reflexão sobre os desafios e possibilidades de uma vida plena, do ponto de vista de um ciclista aventureiro.

A etapa Extremos do Mundo, capítulo sete do Projeto Giraventura, nasceu quando refleti sobre a forma geométrica do nosso planeta, questionando quais seriam os últimos pontos continentais, meridionais e setentrionais que poderiam ser alcançados via terrestre. Ei-los: Ushuaia, na Argentina e Nordkapp, na Noruega.

Cicloturista Nestor Freira viaja inspirado na “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell

Sei que muitos ciclistas de aventura já passaram por cada uma dessas regiões, mas não encontrei relatos de alguém que as tenha percorrido de bike, no mesmo solstício de verão subsequente de cada hemisfério. Assim, a gana de me tornar um dos poucos a encarar esse desafio, fez-me partir rumo ao fim do mundo sul no final de dezembro de 2018 e alcançar o Ushuaia em uma jornada de 2800 km e 38 dias.

Dia 30 de junho de 2019 parto ao hemisfério norte, a Nordkapp, Noruega, latitude 71°10’21”, a partir de Amsterdam.

Próximo destino será Nordkapp, na Noruega

Você poderá acompanhar essa segunda parte da etapa Extremos do Mundo em tempo real, pelo site www.share.garmin.com/giraventura ou pelo blog www.giraventura.com.br, interagindo comigo pelo meu equipamento geolocalizador e participando efetivamente dessa grande jornada ao Círculo Polar Ártico.