Fabricante japonesa aposta em versatilidade e visual refinado nos grupos 2020 para mountain bike; novidade estará disponível no Brasil a partir de 14 de junho
Gabriel Vargas/Especial para o Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Shimano revelou duas novidades importantes na sua linha de componente para mountain bike: os novos grupos XT M8100 e SLX M7100, que agora contam com 12 velocidades. Com opções de pedivelas single ou dupla, os grupos possibilitam tanto a combinação 1×12 quanto 2×12, inovação vista no XTR M9100 e que permanece uma exclusividade da Shimano.
Novidades técnicas
Como habitual entre os grupos da Shimano, os novos XT e SLX contam com muitas soluções técnicas herdadas do XTR, o grupo top de linha. As diferenças ficam, geralmente, em pequenos detalhes nos materiais e técnicas de construção, resultando diferenças de peso e preço, mas não necessariamente na qualidade do funcionamento. Em geral, muitas das mesmas especificações encontradas no XTR também são encontradas nos novos XT e SLX.
Para receber as 12 velocidades, os novos grupos também utilizam os cubos com free-hub Microspline, permitindo o uso do pinhão de 10 dentes. As pedivelas são de montagem direta (direct-mount) tanto na configuração 1x quanto 2x. Os cassetes empregam o design HyperGlyde+ para mudanças ainda mais suaves e precisas, mudadores de marcha Ispec-Ev com amplo ajuste de posicionamento no guidão, e freios com 2 ou 4 pistões.
Configurações
Os dois grupos possuem as opções de cassete 10-51 e 10-45. O XT M9100 possui pedivela 1x com opções de coroas com 28, 30, 32, 34 e 36 dentes, enquanto a pedivela 2x possui somente a opção 36-26. Já o SLX M7100 possui menor número de opções para coroas na pedivela 1x: 30, 32 e 34. Na pedivela 2x, a opção também é o 36-26. Os câmbios traseiros não são intercambiáveis, portanto há um modelo específico para 1x e outro para 2x. Além disso, a coroa dupla só pode ser utilizada com o cassete 10-45.
Disponibilidade e preço
Um fato curioso é o lançamento de dois grupos distintos no mesmo ano. Geralmente a Shimano lança um novo grupo a cada ano, em um ciclo que também ocorre com a linha de estrada. Isso mostra como a empresa japonesa está empenhada em ampliar sua participação no mercado de mountain bike.
O lançamento, simultâneo em todo o mundo, marcou também a primeira vez em que o Brasil terá os produtos disponíveis para consumidores ao mesmo tempo em que o mercado internacional.
Segundo informações da Blue Cycle, distribuidora Shimano no Brasil, os componentes estarão disponíveis para pedidos por lojistas a partir do dia 14 de junho de 2019. O preço sugerido ao consumidor do grupo com cubos (mas sem freios) é de R$3.999,00 para o SLX e R$5.999,00 para o XT.