Criterium du Dauphine começa neste domingo; veja etapas e percurso

HomeCompetiçõesCiclismo

Criterium du Dauphine começa neste domingo; veja etapas e percurso

Chris Froome, Nairo Quintana, Romain Bardet e Julian Alaphilippe estão entre os confirmados para a prova de oito etapas, com muitas montanhas pelo caminho

Pelotão nas montanhas na Criterium du Dauphine de 2018

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Neste domingo (9 de junho) começa a 71ª edição da Criterium du Dauphine, corrida em oito etapas que serve de preparação para o Tour de France (de 6 a 28 de julho) e, por isso, reúne um pelotão de estrelas em busca da forma ideal. O quatro vezes campeão do Tour de France Chris Froome (Team Ineos) está entre os confirmados na disputa, assim como Nairo Quintana (Movistar), Romain Bardet (AG2R La Mondiale), Richie Porte (Trek Segagredo), Jacob Fuglsang (Astana) e Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step). Tom Dumoulin (Sunweb), que abandonou o Giro d’Itália após queda na 4ª etapa, também está confirmado. 

Froome, que já venceu a Dauphine três vezes e está em busca do quinto título no Tour de France para entrar na seleta galeria dos cinco vezes campeões, que reúne os franceses Jaques Anquetil e Bernard Hinault, o espanhol Miguel Induraín e o belga Eddie Merckx, disse que está contente com sua forma depois do período de treinamentos em Tenerife, na Espanha, recém-encerrado. “O training camp foi muito bom e essa preparação para julho é algo que temos tentado e testado várias vezes ao longo dos anos. Estou começando a me sentir muito mais preparado para as corridas e agora estou ansioso para a Dauphine”, comentou.

A Criterium du Dauphine de 2019 terá muitas montanhas, uma etapa de contrarrelógio individual com 26,1 km de percurso e dois dias para velocistas. “Eu acho que o percurso da corrida é muito bom e equilibrado. Há alguns dias cheios de altos e baixos, a crono e depois mais alguns dias nas altas montanhas. Assim é possível ter uma boa ideia de como estamos, já que tem um pouco de tudo”, disse Froome, que estará acompanhado de Vasil Kiryienka, Michal Kwiatkowski, Gianni Moscon, Wout Poels, Ian Stannard e Dylan van Baarle.

Vale lembrar que o vencedor de 2018, Geraint Thomas, que depois faturou o Tour, não estará na disputa, pois foi escalado para o Tour da Suíça, de 15 a 23 de junho.  

Altimetria da 7ª etapa da Criterium du Dauphine

A etapa rainha será no sábado (15 de junho), no penúltimo dia de disputa, com uma etapa de 133km entre Saint-Genix-les-Villages a Les Sept Laux-Pipay. A chegada ao alto no Montée de Pipay, de categoria especial, tem 19 km a 6,9% de inclinação média e mais de 1.500 metros de altitude.

Além das 18 equipes World Tour, a ASO, organizadora do evento, convidou as equipes Pro Continental Cofidis, Arkea-Samsic, Vital Concept e Wanty-Groupe Gobert.

PERCURSO EM VÍDEO

AS ETAPAS
Etapa 1 – 9 de junho – Aurillac a Jussac – 142 km
Etapa 2 – 10 de junho – Mauriac a Craponne-sur-Arzon – 180 km
Etapa 3 – 11 de junho – Le Puy-en-Velay a Riom – 172km
Etapa 4 – 12 de junho – Roanne – 26,1km (contrarrelógio individual)
Etapa 5 – 13 de junho – Boën-sur-Lignon a Voiron – 201km
Etapa 6 – 14 de junho – Saint-Vulbas – Plaine de l’Ain a Saint-Michel-de-Maurienne – 228km
Etapa 7 – 15 de junho – Saint-Genix-les-Villages a Les Sept Laux-Pipay – 133km
Etapa 8 – 16 de junho – Cluses a Champéry (Suíça) – 113,5km

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Criterium du Dauphine no Bikemagazine