Final de semana tem Brasileiro de XCO, XCM, downhill e e-MTB

HomeCompetiçõesMountain bike

Final de semana tem Brasileiro de XCO, XCM, downhill e e-MTB

Decisão dos quatro títulos nacionais será durante o Cannondale MTB Festival, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo em Mairiporã (SP); veja programação

Percurso do cross country olímpico em Mairiporã Foto: Fabio Piva

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Começa nesta sexta-feira (19 de julho) a programação do Cannondale MTB Festival, que será realizado até domingo no Instituto Mairiporã, no interior paulista. O evento vai concentrar a decisão de quatro campeonatos brasileiros: cross country olímpico (XCO), maratona (XCM), downhill (DH) e a estreia do e-mountain bike (E-MTB), com transmissão ao vivo pelo canal BandSports

Kdera estará na disputa do E-MTB Foto: Fabio Caldeo

O primeiro campeonato nacional será o de E-MTB, na manhã desta sexta-feira, a partir das 8h. A competição inédita será realizada na mesma pista do XCO – com 5,9 km e 178 m de altimetria acumulada por volta. Nomes de diferentes gerações do mountain bike nacional estão confirmados na prova, como Albert Morgen, Erick Azzi, Luciano KDra e Patrícia Loureiro, entre outros.

O downhill terá disputas entre sexta e domingo, com os dois primeiros dias reservados para classificatórias e o último, o das tomadas de tempo oficiais, a partir das 9h. Lucas Bertol, atual campeão, vai defender o título. A disputa contará com Bernardo Cruz, Gabriel Giovannini, Frederico Vieira, Guimerton Ribeiro, Lucas Borba, Maicon Jesus, Maicon Zottis, Pedro Ferreira, Wallace Miranda, William Bortolozzo, entre outros. No feminino, Lais Flecke vai em busca do bicampeonato, com Barbara Jechow, Ana Maria Xavier, Karina Kosmala, Mariana dos Santos e Samantha Piecharki confirmadas.

Downhill terá disputas entre sexta a domingo Foto: Fabio Piva

A decisão do título brasileiro de cross country olímpico será no sábado, entre as 7h e 13h, com presença confirmada dos dois atuais campeões, Henrique Avancini e Jaqueline Mourão. No masculino, Avancini terá como principais adversários Guilherme Muller, José Gabriel Marques, Kennedi Lago, Luiz Cocuzzi, Rubens Valeriano e Sherman Trezza, entre outros. Entre as mulheres, Raiza Goulão, Letícia Cândido, Viviane Favery e Hercilia Najara estarão na disputa.

“O Brasileiro tem sempre uma importância enorme. É um título que tem um valor simbólico muito grande, principalmente por dar o direito de vestir a camisa de campeão brasileiro, que estampa a nossa bandeira no peito. Ao vencer o Brasileiro, o atleta obrigatoriamente precisa vestir nossa bandeira em qualquer evento da União Ciclística Internacional. Uma grande honra e responsabilidade, por isso tem grande valor”, afirma Avancini.

A prova de maratona (XCM) encerra a programação no domingo, com largada às 8h. Serão 82 km de percurso e 2.654 m de altimetria acumulada, enquanto a categoria Sport, com 41 km, começa logo em seguida, às 8h40. Os atuais campeões Mario Veríssimo e Tânia Clair Pickler vão defender o título. Na disputa estarão Bruno Lemes, Edson Rezende, Halysson Ferreira, Lukas Kaufmann, Ricardo Pscheidt e Ullan Galinski no pelotão masculino. No feminino, Sofia Subtil, Ana Luisa Panini e Karen Olimpio estão confirmadas.

LEIA MAIS
Campeonato Brasileiro de MTB será em Mairiporã (SP) com TV ao vivo

INGRESSOS
A entrada no Cannondale MTB Festival não terá custo em dinheiro: o valor do ingresso é um agasalho, que será doado para entidades de Mairiporã. Outro diferencial é que, na entrada, será obrigatório o credenciamento. Portanto, é fundamental que competidores e espectadores estejam portando documento de identidade. Para garantir sua presença no evento, o site para reservar o ingresso gratuito é o https://www.sympla.com.br/cannondale-mtb-festival__575541

As compras feitas na Vila da Bike e nos food trucks não serão feitas em dinheiro. Inspirado em grandes festivais pelo mundo, como o Lollapalooza, os frequentadores do evento colocarão créditos em um cartão exclusivo do Cannondale MTB Festival; todas as compras nas lojas e na praça de alimentação serão feitas com este cartão.


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 
08h: Largada Campeonato Brasileiro E-MTB XCO 
10h às 12h: Treino Livre XCO 
13h às 16:30h: Classificatórias Downhill – Elite, Master, Infanto, Júnior, Juvenil e Open
16h às 17h: Congresso Técnico Campeonato Brasileiro de XCO

Sábado, 20 de Julho de 2019
07h às 8:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Open e Paradesportivo 
09h às 10:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Infanto (M-F), Júnior (F), Juvenil (F), Master A, B, C (F), Master B1, B2, C1, C2, D1, D2 (M) 
11h às 12:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Júnior, Juvenil, Sub-30, Master A1, Master A2 (Masculino)  
13h às 14:30h: Largada Campeonato Brasileiro XCO – Elite e Sub-23 

Domingo, 21 de Julho de 2019
08h: Largada Campeonato Brasileiro de XCM
08:30h: Largada XCM Sport 
09h: Finais Brasileiro de Downhill

Cannondale MTB Festival
De 19 a 21 de julho de 2019 
Instituto Mairiporã – Avenida Dr. Thomaz Rodrigues da Cruz, 1113 | Mairiporã-SP | Brasil 

Mais informações no site www.mtbfestival.com.br