Pan 2019: aos 43 anos, Jaqueline Mourão é bronze no MTB

HomeCompetiçõesPan-Americanos de Lima 2019

Pan 2019: aos 43 anos, Jaqueline Mourão é bronze no MTB

Brasileira que ficou uma década fora do esporte e que terminou em 4º no Pan-Americano do Rio, em 2007, se emocionou com a medalha, a primeira do Brasil no XCO

Jaqueline Mourão é cumprimentada pela argentina Sofia Gomez na chegada em Lima 

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Sebastian Castaneda/Lima 2019

Aos 43 anos, Jaqueline Mourão conquistou, neste domingo (28 de julho), a medalha de bronze do mountain bike XCO nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A mexicana Daniela Campuzano foi ouro e a argentina Sofia Gomez ficou com a prata.

A mineira, que já participou de seis Jogos Olímpicos (Atenas-2004 e Pequim-2008, além de quatro Jogos Olímpicos de Inverno), e já ocupou um histórico 7º lugar no ranking mundial, estava muito emocionada no final da disputa. “Em 2007 eu perdi a medalha na frente de toda a minha família no Pan do Rio, quando terminei em 4º lugar, e foi uma luta segurar essa onda. Finalmente tive uma segunda oportunidade”, contou.

A mexicana Daniela Campuzano foi a vencedora

A brasileira e a argentina Sofia Gomez na disputa

Daniela Campuzano encerrou a prova com o tempo de 1h30. A brasileira disputou a segunda colocação com a argentina e a chegada foi no sprint. Sofia Gomez encerrou com o tempo de 1h31min06s e Jaqueline Mourão com 1h31min12s. “Eu tentei atacar nas subidas mas a Daniela Campuzano logo escapou. Senti muita câimbra e a última volta foi muito difícil”, completou.

Programação
O mountain bike XCO abriu a programação das modalidades do ciclismo neste domingo. Na sequência vem o ciclismo de pista, com provas entre os dias 1º e 4 de agosto. O Brasil vai contar com Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues, além de Flávio Wagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Freitas, que foi o único brasileiro presente no Mundial de Pista de 2019.

Entre os dias 7 a 10 de agosto será a vez do ciclismo de estrada, com Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento; vale lembrar que, no feminino, não há representantes do Brasil.

Nos dias 8 e 9 de agosto será a vez das provas do BMX Racing, que terá na seleção os novos campeões brasileiros, Renato Rezende e Paola Reis, além de Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel Filho. No dia 11, há a disputa do BMX Freestyle, que estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio-2020, com Derlayne Flávia Dias Roque e Cauan Madona Pontes do Nascimento.

SELEÇÃO BRASILEIRA
BMX Freestyle
Derlayne Flávia Dias Roque
Cauan Madona Pontes do Nascimento

BMX Racing
Priscilla Stevaux e Paola Reis Santos
Anderson Ezequiel Filho e Renato Rezende

Ciclismo de Estrada
Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento

Mountain Bike
Jaqueline Mourão
Henrique Avancini e Guilherme Muller

Ciclismo de Pista
Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues
Flávio Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Fonseca

Calendário
28/07 – Mountain Bike
01 a 04/08 – Ciclismo de Pista
07 e 10/08 – Ciclismo de Estrada
11/08 – BMX Freestyle Park
08 a 09/08 – BMX Racing

*Os Jogos Pan-Americanos no Peru terão cobertura e transmissões na TV Record e na Record News no Brasil

Acompanhe a programação e veja mais informações no site oficial aqui