Tour de France: Bernal, aos 22 anos, é o 1º campeão sul-americano

HomeCompetiçõesTour de France

Tour de France: Bernal, aos 22 anos, é o 1º campeão sul-americano

Colombiano que começou no mountain bike conquista título histórico depois de uma carreira meteórica e performances incríveis nas montanhas

Bernal, do MTB para o topo do ciclismo

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Aos 22 anos, Egan Bernal (Ineos) é o primeiro colombiano a conquistar o título de campeão do Tour de France e garantiu para a América do Sul o primeiro título da competição mais prestigiada do ciclismo mundial. O ciclista da cidade de Zipaquirá, que fica a 2.650 metros acima do nível do mar, entrou para a história. 

E vale destacar que, com Bernal, a Colômbia conquista as três provas do Grand Tour. Luis Herrara foi campeão da Vuelta a España em 1987 e Nairo Quintana venceu o Giro d’Italia em 2014.

Bernal no pódio da CIMTB em 2015 em São João del-Rey

Seu nome, contou a mãe, foi escolhido pelo médico que lhe disse que ela estava grávida. Egan, explicou o médico, soava como um deus grego vitorioso. Aos 5 anos, Egan já pedalava e em Zipaquirá estava Fabio Rodríguez, o ciclista gregário de Tony Rominger e responsável pela escolinha municipal de ciclismo. Logo mostrou sua aptidão para o mountain bike e, em poucos anos e com a ajuda de Pablo Mazuera, um patrono que o levou para competir em todos os lugares, tornou-se um dos melhores do mundo nas categorias de base.

Em 2015, Bernal esteve no Brasil. Era então vice-campeão mundial de MTB da categoria Junior e venceu a única etapa brasileira da UCI Junior Series, disputada na Copa Internacional de MTB, em São João Del-Rey (MG).

Mas o ciclismo de estrada o pegou. Em 2016, durante sua primeira temporada na Europa, foi contratado pela italiana Androni-Sidermec Bottecchia, uma equipe Pro Continental. Nesta época, chegou a pensar em desistir pois não gostou do frio e da chuva que invariavelmente se torna um desafio a mais nas provas europeias. Um ano depois, era o campeão Sub-23 da Volta de San Luis, na Argentina, e passou a ser disputado pelas grandes equipes.

Egan Berbal no Tour de l’Avenir em 2017

Aos 20 anos, com vitória em duas etapas e o título geral do Tour de l’Avenir, que serve de vitrine para as promessas do esporte, foi contratado pelo então Team Sky, em 2017. “Eu sempre sonhei em estar com essa equipe. Nunca pensei que a oportunidade viesse tão rápido, assinar com a Sky é um sonho que virou realidade”, disse na época.

Em 2018, em sua primeira temporada na Sky, foi campeão em sua terra-natal, ao conquistar a Colômbia Oro y Paz, hoje chamada Tour Colômbia, e ainda faturou o Tour da Califórnia. Disputou seu primeiro Tour de France e ganhou o respeito de Froome, quatro vezes campeão, depois de ajudar Geraint Thomas na vitória sobre o Alpe d’Huez e na sua trajetória para a conquista do título. “Egan é incrível. Você só tem que ver o que ele fez no Alpe d’Huez. Para alguém de 21 anos acho que foi surpreendente. Há muito nele que me lembra de mim quando eu era mais jovem. É ótimo tê-lo na equipe”, disse Froome, na época.

Froome dá carona para Bernal após problema com a bike em março na Volta da Catalunha

Em 2019, começou o ano como o melhor jovem do Tour Down Under, na Austrália, e treinou ao lado de Froome pelas montanhas da Colômbia. Não defendeu o título do Tour Colômbia, mas meses depois venceu a Paris-Nice. Estava escalado para o Giro d’Itália mas fraturou a clavícula durante um treino e ficou de fora. Já recuperado, foi ao Tour da Suíça para apoiar o líder Geraint Thomas, que se preparava para defender o título do Tour de France.

Mas Thomas caiu e Bernal foi o campeão, o que o levou a se tornar um favorito ao Tour de France 2019. “Eu não posso dizer que sou o favorito. Geraint será o líder e eu tentarei ajudá-lo. Eu ainda tenho 22 anos, acho que terei muitas corridas pela frente”, disse na época. Mesmo assim, nas casas de apostas, seu nome era o primeiro. 

Bernal com o troféu de campeão do Tour da Suíça 2019

Neste domingo (28 de julho), ao conquistar o Tour, Bernal mostrou que deve vir mais por aí. “Espero que este título do Tour seja apenas o primeiro, espero continuar crescendo, mas não quero pensar no futuro nem me sobrecarregar, só quero continuar desfrutando o prazer de competir, sentir a adrenalina que faz com que pedalar seja lindo, e eu quero viver este momento”, declarou o campeão, que assumiu a camisa amarela na 19ª etapa depois que o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) a defendeu bravamente por 14 etapas.

A França manteve o jejum de três décadas sem vitória, mas o Tour de France ganhou seu terceiro mais jovem vencedor: o primeiro foi o francês Henri Cornet, de 19 anos, que venceu a polêmica segunda edição da corrida, em 1904, e o segundo é o luxemburguês François Faber, alguns dias mais jovem que Bernal quando conquistou o título de 1909.

LEIA MAIS
Egan Bernal no Bikemagazine

AS ETAPAS
Etapa 1 – 6 de julho – Bruxelas 194,5 km
Etapa 2 – 7 de julho – Bruxelas (contrarrelógio por equipes ) 27,6 km
Etapa 3 – 8 de julho – Binche – Epernay 215 km
Etapa 4 – 9 de julho – Reims – Nancy 213,5 km
Etapa 5 – 10 de julho – Saint-Die-Des-Vosges – Colmar 175,5 km
Etapa 6 – 11 de julho – Mulhouse – La Planche Des Belles Filles 160,5 km
Etapa 7 – 12 de julho – Belfort – Chalon-Sur-Saone 230 km
Etapa 8 – 13 de julho – Macon – Saint-Etienne 199 km
Etapa 9 – 14 de julho – Saint-Etienne – Brioude 170,5 km
Etapa 10 – 15 de julho – Saint-Flour – Albi 217,5 km
Descanso – 16 de julho
Etapa 11 – 17 de julho – Albi – Toulouse 167 km
Etapa 12 – 18 de julho – Toulouse – Bagneres-De-Bigorre 209,5 km
Etapa 13 – 19 de julho – Pau (contrarrelógio individial) 27,2 km
Etapa 14 – 20 de julho – Tarbes – Tourmalet 117,5 km
Etapa 15 – 21 de julho – Limoux – Foix 185 km
Descanso – 22 de julho
Etapa 16 – 23 de julho – Nimes – Nimes 177 km
Etapa 17 – 24 de julho – Pont Du Gard – Gap 200 km
Etapa 18 – 25 de julho – Embrun – Valloire 208 km
Etapa 19 – 26 de julho – Saint-Jean-De-Maurienne – Tignes 126,5 km
Etapa 20 – 27 de julho – Albertville – Val Thorens 59, 5 km
Etapa 21 – 28 de julho – Rambouillet – Paris Champs-Elysees 128km

LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine