Vinicius Rangel é campeão geral, de montanha e por pontos na Espanha

HomeCompetiçõesCiclismo

Vinicius Rangel é campeão geral, de montanha e por pontos na Espanha

Brasileiro de 18 anos estreia na equipe de novos talentos de Valverde e se destaca ao faturar a etapa rainha e conquistar o título da Volta Ciclista Al Penedés, na Catalunha

Vinicius Rangel Costa,de 18 anos, na estreia no Valverde Team

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Aos 18 anos, Vinicius Rangel Costa, de Cabo Frio (RJ), surpreendeu ao vencer a etapa rainha e faturar o título de campeão geral e os prêmios de montanha e de regularidade da Volta Ciclista Al Penedés, na Espanha, no domingo (28 de julho), em sua estreia na Valverde Team-Terra Fecundis, projeto do campeão mundial Alejandro Valverde voltado às categorias de base.

O brasileiro, vice na Volta do Futuro de 2019 na categoria Junior, em março, e 3º colocado do Pan-Americano Junior, chegou uma semana antes da disputa na Espanha e vai integrar a equipe enquanto se prepara para o Mundial de Ciclismo de 2019, que será disputado entre os dias 22 e 29 de setembro em Yorkshire, na Grã-Bretanha. 

Primeira vez com a seleção brasileira, na Volta do Uruguai

No Pan-Americano de Ciclismo de 2019

Integrante da equipe Rio de Janeiro Cycling Team, Vinicius tem sua primeira grande chance no ciclismo europeu depois de um início de carreira com muitas conquistas. Em 2015, aos 14 anos, foi campeão brasileiro de contrarrelógio na categoria Infanto-Juvenil. Venceu novamente o título em 2016 e também o de resistência e participou como integrante da seleção brasileira da Volta de Codecan, no Uruguai, uma das mais importantes provas da categoria de base da América do Sul, na qual foi campeão juvenil. Um ano depois repetiu novamente o título de campeão brasileiro de crono.

Em 2018, na Júnior, foi vice-campeão brasileiro de estrada e convocado para integrar a seleção brasileira no Mundial de Ciclismo em Innsbruck, na Áustria, quando terminou na 30ª colocação.

Na apresentação das equipe da Volta Ciclista Al Penedés, na Catalunha

Com a camisa de montanha na Volta Ciclista Al Penedés

Na Volta Ciclista Al Penedés, da categoria Junior, disputada em quatro etapas com muita chuva na Catalunha, de 26 a 28 de julho, o brasileiro conquistou a liderança de montanha logo no primeiro dia e a manteve até o fim. No segundo dia, a equipe de Murcia, terra-natal de Valverde, faturou o contrarrelógio por equipes de 16,4 km disputado de manhã. Na etapa da tarde, o time trabalhou forte e mostrou que estava entrosado.

Na etapa final, com 119,5 km e muitas subidas, o brasileiro estava em 2º lugar na classificação geral e, contando com o bom trabalho da equipe, que forçou fugas e ataques que obrigaram os adversários a reagir, Vinicius atacou no final e conseguiu uma vitória solo e vantagem suficiente para conquistar o título. O brasileiro encerrou a disputa 31 segundos à frente de Adrian Bartrina (Old House Bellsolà-Girona), o 2º colocado.

O diretor esportivo da equipe, Antonio Iniesta, elogiou o brasileiro no comunicado à imprensa: “Vinicius mostrou uma classe e inteligência magníficas. É um ciclista muito potente e estou muito satisfeito com a forma como tudo correu bem. A chegada de Vinicius ajudou a equipe a definir um objetivo e fez com que todos tivessem um bom desempenho. Parabéns a todos pelo trabalho.”

Pódio final

TOP 10 FINAL
1. Vinicius Rangel (Valverde Team-Tierra Fecundis) 6:51:47
2. Adrià Bartrina (Antiga Casa Bellsolà-Girona) a 0:31
3. Álvaro Polo (Cartagena-Patatas Pijo-Esetec) a 0:57
4. Francisco Muñoz (Transluján-CC Mollet) a 1:01
5. Joan Marín (Quadis-Trek) a 1:11
6. Ian Hosten (Auto Gomis-Sport Pursuits) a 1:15
7. Álvaro Robles (Tot net-Terrassa) a 1:22
8. Antonio Lozano (Auto Gomis-Sport Pursuits) a 1:30
9. David Valera (Cartagena-Patatas Pijo-Esetec) 1:30
10. Joel Villaverde (Auto Gomis-Sport Pursuits) a 1:43

Classificação de montanha: Vinicius Rangel (Valverde Team-Tierra Fecundis)
Classificação de regularidade: Vinicius Rangel (Valverde Team-Tierra Fecundis)
Melhor catalão: Adrià Bartrina (Antiga Casa Bellsolà-Girona)
Classificação por equipes: Antiga Casa Bellsolà-Girona