1º Mundial de e-MTB terá Absalon, Kulhavy, Sauser e Fontana

HomeCompetiçõesMountain bike

1º Mundial de e-MTB terá Absalon, Kulhavy, Sauser e Fontana

Start list surpreendeu, com estrelas do mountain bike; Brasil comparece com três competidores: Albert Morgen, André Bretas e Thiago Velardi

Absalon em 218 na conquista do 1º título de campeão francês de e-MTB

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Campeonato Mundial de MTB terá pela primeira vez em sua história uma disputa de e-MTB, marcada para o dia 28 de agosto. Na batalha pela inédita camisa arco-íris de campeão mundial de mountain bike elétrica, nomes bem conhecidos dos fãs estão confirmados na lista de inscritos divulgada nesta terça-feira (20 de agosto).

A start list surpreende com Julien Absalon, um dos mais esperados, o pentacampeão da Cape Epic Christoph Sauser e o tcheco Jaroslav Kulhavy, ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016 no XCO, além de Marco Aurelio Fontana, bronze em Londres-2012, que começou no e-MTB nesta temporada. Há ainda o veterano francês Miguel Martinez, ouro em Sydney-2000, entre outros. 

O Mundial de e-MTB terá somente uma categoria Elite masculino e feminino e reúne 45 inscritos, dos quais 8 são mulheres. O Brasil estará na disputa somente no masculino, com três ciclistas: o primeiro campeão brasileiro de e-MTB, Albert Morgen (leia mais aqui), e o vice, Thiago Velardi, além de André Bretas, que já foi campeão brasileiro de enduro.

Mas não são só veteranos que estarão na prova. O campeão mundial de XCO da categoria Sub 23 Alan Hatherly, da África do Sul, está confirmado e, aos 23 anos, vai disputar com a MTB elétrica no dia 28 e, no dia 30, volta à competição para defender sua camisa arco-íris no cross country.

Veja start list aqui

Marco Aurelio Fontana trocou o MTB pelo e-MTB em 2019

Para o Mundial, as bicicletas devem ter no máximo 250W de potência nominal, auxílio elétrico até a velocidade máxima de 25km/h e o ciclista deve usar somente uma bateria durante a prova, sem trocas. Os motores devem cumprir o regulamento norte-americano “US Class 1” e antes da corrida podem ser apresentados à organização para eventuais adaptações ao regulamento UCI. Depois da prova, a organização se encarrega de restaurar as configurações originais. No site do evento está uma lista dos motores permitidos, conforme abaixo:

Shimano Steps: todos
Bosch: Active Line, Active Line Plus, Performance Line Cruise e Performance Line CX (exceto a versão que chega aos 45km/h)
Yamaha: PX-X
Specialized: Todos os modelos Turbo
Rocky Mountain: Dyname 3
Giant: SyncDrive Pro (assistência feita pela Yamaha)
Bafang: M800, M500, M420, M400 e M300

LEIA MAIS
Mundial de MTB 2019 será em Mont-Sainte-Anne, no Canadá

PROGRAMAÇÃO (horário local)
28 de agosto
Team Relay – 12h30
Mundial de e-MTB – 14h15

29 de agosto
Mundial de MTB XCO– Junior feminino – 13h
Mundial de MTB  XCO – Junior masculino – 15h

30 de agosto  
Mundial de MTB XCO – Sub 23 masculino – 14h30

31 de agosto
Mundial de MTB XCO
Sub 23 feminino – 10h
Elite feminino – 12h15
Elite masculino – 14h45

1º de setembro
Finais do downhill masculino e feminino – 9h30

Veja programação completa e mais informações no site oficial