Copa do Mundo: Van der Poel fatura na casa de Schurter; Avancini 10º

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo: Van der Poel fatura na casa de Schurter; Avancini 10º

Mathieu Van der Poel dominou voltas finais da disputa em Lenzerheide e deixou Nino Schurter para trás na penúltima rodada da competição; Avancini começou forte, mas teve problemas após bater a cabeça

Van der Poel comemora em Lenzerheide

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

Mathieu Van der Poel (Corendon-Circus) mostrou, mais uma vez, porque tem sido considerado um “fenômeno” e é a grande ameaça do campeão mundial e olímpico Nino Schurter (Scott-Sram). O holandês faturou o cross country olímpico da penúltima etapa da Copa do Mundo de MTB, neste domingo (11 de agosto), em Lenzerheide, na Suíça. Com a torcida a favor, Schurter lutou para vencer em casa (a pista fica a alguns minutos de onde vive), mas Van der Poel liderou nas voltas finais.

No início da disputa, Van der Poel, Schurter e o brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) lideravam e chegaram a abrir 30 segundos de vantagem na ponta. Mas Avancini teve problemas ao bater a cabeça, perdeu posições e acabou terminando em 10º. O 3º colocado foi Mathias Flueckiger (Thomus RN). 

“Performance boa, provavelmente em condições de brigar pelo pódio mais uma vez. A duas voltas do final, cometi um pequeno erro e bati a cabeça embaixo de uma ponte. O corpo desligou completamente. Levei como deu até o final e cruzei fechando o top 10. Amo competir, mas depois de tantas corridas estou feliz em poder descansar e treinar nas próximas duas semanas”, relatou o brasileiro.

Avancini começou forte, mas perdeu posições no final

Entre os 116 atletas na disputa, os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora) e Guilherme Muller (Cannondale Brasil) terminaram no Top 40: Cocuzzi foi o 33º e Muller o 37º.

Na classificação geral, Schurter continua na liderança, com 1.670 pontos, seguido por Van der Poel em 2º, com 1.649 pontos e Avancini em 3º, com 1.360 pontos. Antes da etapa final, nos Estados Unidos, os principais nomes do MTB vão disputar o Mundial de MTB, que nesta edição será no Mont-Sainte-Anne, no Canadá, entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro.

Mathieu Van der Poel já confirmou que não vai disputar, pois seu objetivo é o Mundial de Ciclismo de Estrada, em setembro, em Yorkshire, na Inglaterra.  A rodada final da Copa do Mundo será em Snowshoe (West Virginia), nos dias 7 e 8 de setembro, e Van der Poel também não irá participar.

Nino Schurter manteve liderança da classificação geral

Desde o início da Copa do Mundo de 2019, Van der Poel venceu todas as provas de short track em que participou. Na rodada passada, ele também faturou a disputa do XCO. O holandês, que tem se destacado no ciclocross e no ciclismo de estrada, já declarou que pretende disputar a medalha olímpica em Tóquio-2020 no MTB.

A sueca Jenny Rissveds vence em Lenzerheide

Na disputa das mulheres, a vencedora foi a sueca Jenny Rissveds, medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. As favoritas Kate Courtney e Jolanda Neff não estavam em seus melhores dias e ficaram na 7ª e 8ª posição, respectivamente. Anne Terpstra e Pauline Ferrand-Prévot completaram o pódio feminino.

TOP 10
Masculino
1 – Mathieu van der Poel – 1:17:50
2 –  Nino schurter – +0: 25
3 – Mathias Flückiger – +1: 13
4 – Victor Koretzky – +1: 44
5 – Gerhard Kerschbaumer – +1: 44
6 – Stephane Tempier – +2: 10
7 – Titouan Carod – 2: 29
8 – Manuel Fumic – +2: 38
9 – Luca Braidot – +2: 47
10 – Henrique Avancini – 3: 11

Feminino
1 – Jenny Rissveds – 1:21:09
2 – Anne Terpstra – +0: 25
3 – Pauline Ferrand-Prévot – +1: 19
4 – Sina Frei – +2: 03
5 – Catharine Pendrel – +2: 12
6 – Rebecca McConnell – 2: 16
7 – Kate Courtney – 2: 34
8 – Jolanda Neff – +2: 48
9 – Chloe Woodruff – 2: 59
10 – Rocío del Alba García – +4: 00

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Veja mais no site oficial do evento