Elia Viviani conquista título de campeão europeu de estrada

HomeCompetiçõesCiclismo

Elia Viviani conquista título de campeão europeu de estrada

Italiano bateu Yves Lampaert e Pascal Ackermann na decisão do título neste domingo na Holanda depois da seleção da Itália dominar a corrida marcada por fortes ventos laterais

Viviani comemora o título de campeão europeu 2019

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O italiano Elia Viviani conquistou neste domingo (11 de agosto) o título de campeão europeu de ciclismo de estrada, disputado em Alkmaar, na Holanda. O belga Yves Lampaert, seu colega na equipe Deceuninck-QuickStep, ficou em 2º e o alemão Pascal Ackermann em 3º.

Viviani, Lampaert e Ackermann

A prova disputada sob fortes ventos laterais teve 172,6 km de percurso. O final foi em um circuito de 11,5 km no centro da cidade e os italianos marcaram o ritmo. A seis voltas do final a seleção da Itália, com Matteo Trentin, campeão de 2018, acelerou, levando holandeses e noruegueses para a perseguição.

Viviani assumiu a ponta com Lampaert e Ackermann e o trio assumiu a ponta e colaborou até os 3,5km da meta. Lampaert foi o primeiro a atacar, mas Viviani foi na sua roda e o ultrapassou.

“Esta foi uma das minhas melhores vitórias, porque foi totalmente diferente de uma chegada em sprint”, disse Viviani. “Usamos uma tática completamente diferente do que estávamos pensando antes da largada. A cinco ou seis voltas para o final decidimos atacar e dividimos o pelotão. Essa foi a jogada certa. Sabíamos que nas últimas voltas seria para quem tivesse mais pernas”, completou.

Pódio do Campeonato Europeu da Elite

TOP 10 
1 Elia Viviani (Itália) 3:30:52
2 Yves Lampaert (Bélgica) 0:00:01
3 Pascal Ackermann (Alemanha) 0:00:09
4 Alexander Kristoff (Noruega) 0:00:33
5 Michael Mørkøv (Dinamarca)
6 Sam Bennett (Irlanda) 
7 Matteo Trentin (Itália)
8 Luka Mezgec (Eslovênia)
9 Arnaud Demare (França)
10 Rüdiger Selig (Alemanha)

LEIA MAIS
Resultados completos no site oficial