L’Étape Brasil terá novo percurso, com 107 km e três subidas

HomeCompetiçõesAgenda

L’Étape Brasil terá novo percurso, com 107 km e três subidas

Confira em vídeo o trajeto da quinta edição da prova, que será disputada em Campos do Jordão no dia 29 de setembro

No reconhecimento do percurso da edição 2019 do L’Étape Brasil

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A quinta edição do L’Étape Brasil by Le Tour de France, que será disputada dia 29 de setembro, em Campos do Jordão (SP), terá um novo percurso, com 107 km. A organização do evento, que deve reunir 3 mil competidores, divulgou o trajeto, que inclui três subidas e 2.330 metros de altitude acumulada. Há ainda uma segunda opção, mais curta, com 66km.

Altimetria da edição de 2019

A primeira escalada terá 11,3 km em Itapeva, seguida de mais 4,8 km de subida na Serrinha do trevo das rodovias SP-050 e SP-046. Os competidores vão percorrer, no trecho final, mais 14 km de ascensão no trecho da Serra Velha. ”O percurso será inédito para uma competição amadora. Pela primeira vez, uma prova de ciclismo irá descer a Serra Nova na SP 0123 e 80% do percurso será em mão única’, afirmou Bruno Prada, diretor do L’Étape Brasil.

O trajeto será 100% fechado para o trânsito de veículos durante o evento. Os ciclistas vão contar com 15 motos de apoio, 12 ambulâncias, um helicóptero e 300 oficiais de pistas, além de cinco pontos de hidratação, três de alimentação, sete de apoio mecânico fixo e seis veículos para suporte móvel da Shimano Brasil espalhados pelo percurso.

”Eu gostei bastante, bem desafiador com a subida do pico do Itapeva logo no começo, que vai deixar a prova muito mais surpreendente”, comentou Otávio Bulgarelli, vencedor de 2018. ”A descida pela serra nova é muito mais segura. A serra nova praticamente finalizando a prova é digna de uma etapa de Tour de France”, completou Bulgarelli, que venceu no ano passado, no percurso de 111 km, com o tempo de 3 horas, 18 minutos e 46 segundos.

A edição 2019 do evento vai contar com a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil, animador que tradicionalmente se veste de demônio nas etapas do Tour de France. “Didi Senft é uma lenda do ciclismo por suas aparições famosas durante as provas, incentivando os ciclistas profissionais nas subidas mais desafiadoras do Tour de France, e com certeza será um marco para nossa prova”, afirmou Thais Barg, coordenadora do L’Étape Brasil.

O L’Étape Brasil by Le Tour de France chega à quinta edição na temporada 2019 consolidado como um dos principais eventos esportivos do país. A prova de ciclismo será disputada de 27 a 29 de setembro e terá até 3 mil participantes.

Veja mais no site oficial