Mundial de MTB 2019 será em Mont-Sainte-Anne, no Canadá

HomeCompetiçõesMountain bike

Mundial de MTB 2019 será em Mont-Sainte-Anne, no Canadá

Disputas do XCO, downhill, das categorias Máster e o inédito e-MTB fazem parte da programação no final de agosto; confira a agenda

Nino Schurter, sete vezes campeão mundial, na etapa da Copa do Mundo em Sainte-Anne em 2018

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Mont-Sainte-Anne, em Quebec, no Canadá, recebe no final de agosto a 30ª edição do Mundial de MTB, com as disputas do XCO e do downhill, além do Mundial Team Relay, o Mundial de MTB Máster e, pela primeira vez, o Mundial de e-MTB, de mountain bike elétricas.

Esta é a terceira vez que o local recebe o Mundial de MTB, depois de 1998 e 2010, além de já ter sediado 25 vezes etapas da Copa do Mundo de MTB. “O mountain bike está enraizado em nosso DNA, e parte da razão é que temos uma longa tradição de sediar competições de classe mundial todos os anos”, diz a atleta de mountain bike olímpica e embaixadora do evento, Marie-Hélène Prémont, que é a da região.

No percurso do XCO no Sainte-Anne no Canadá

A programação começa dia 20 de agosto com as provas da Máster e as finais do downhill encerram a longa agenda no dia 1º de setembro. A Elite do XCO masculino e feminino entra na disputa pela camisa arco-íris no dia 31. O Team Relay, na qual cada equipe deve ter 5 integrantes (Elite masculino e feminino, Sub 23 masculino, Junior masculino e Junior ou Sub 23 feminino), será no dia 28, assim como a disputa do Mundial de e-MTB. Vale destacar que na prova do Mundial de e-MTB as bicicletas devem ter potência máxima de 250 Watts, com assistência elétrica até a velocidade máxima de 25 km/h, e não será permitida a troca da bike ou da bateria durante a disputa.

O Mont-Sainte-Anne, que no inverno é um ponto de encontro dos esquiadores, no verão se transforma em um lugar privilegiado para o MTB no norte de Quebec. Muitas mudanças foram feitas no percurso do XCO em 2018, já como preparação para o Mundial, mas trechos de até 23% de inclinação e descidas com até 48% de inclinação continuam desafiadoras. No downhill também não houve mudanças em relação à etapa da Copa do Mundo do ano passado, com a largada na estação no topo da montanha.

Avancini lidera na disputa da Copa do Mundo no Sainte-Anne em 2018

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) convocou cinco atletas para a disputa: Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Guilherme Muller na Elite masculino e Jaqueline Mourão e Letícia Cândido na Elite feminino. Em 2018, Avancini ficou em 6º lugar na etapa da Copa do Mundo em Sainte-Anne e, na ocasião, disse que o circuito do XCO é “desafiador”. É um circuito com muitas sessões mais lentas, sempre muito vertical, tanto nas subidas quanto nas descidas”, comentou o brasileiro que, em 2018, ficou em 4º lugar no Mundial, repetindo a marca de 2017.

PROGRAMAÇÃO (horário local)
28 de agosto
Team Relay – 12h30
Mundial de e-MTB – 14h15

29 de agosto
Mundial de MTB XCO– Junior feminino – 13h
Mundial de MTB  XCO – Junior masculino – 15h

30 de agosto  
Mundial de MTB XCO – Sub 23 masculino – 14h30

31 de agosto
Mundial de MTB XCO
Sub 23 feminino – 10h
Elite feminino – 12h15
Elite masculino – 14h45

1º de setembro
Finais do downhill masculino e feminino – 9h30

Veja programação completa e mais informações no site oficial