Sul-africano Alan Hatherly é o 1º campeão mundial de e-MTB

HomeCompetiçõesMundial de MTB

Sul-africano Alan Hatherly é o 1º campeão mundial de e-MTB

Primeiro campeão mundial da modalidade MTB elétrica derrotou os franceses Jerome Gilloux e Julien Absalon no circuito no Mont-Sainte-Anne, no Canadá

Alan Hatherly na disputa em Mont-Sainte-Anne

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O sul-africano Alan Hatherly é o primeiro campeão mundial de e-MTB. O título foi decidido nesta quarta-feira (28 de agosto), no Mont-Sainte-Anne, em Quebec, no Canadá. O campeão francês de e-MTB Jerome Gilloux foi prata e o francês Julien Absalon, cinco vezes campeão mundial, ficou com o bronze na disputa no circuito de 6,1 km, que teve que ser percorrido quatro vezes.

Vale destacar que o vencedor Alan Hatherly venceu o mundial de 2018 no XCO na categoria Sub 23 e estará na disputa também neste sábado. 

Alan Hatherly é da África do Sul

Absalon terminou em 3º lugar

Kulhavy, Hatherly e Sauser na largada

Na categoria feminina, com apenas oito participantes, a vencedora foi a suíça Nathalie Schneitter. A canadense Maghalie Rochette, especialista em ciclocross, foi a 2ª colocada e Anneke Beerten, duas vezes campeã mundial de mountain bike, ficou em 3º.

A prova reuniu 45 competidores de 17 países com idade entre 20 e 57 anos. No pelotão estavam nomes consagrados do MTB, como o tcheco Jaroslav Kulhavy, o suíço Christoph Sauser e o italiano Marco Aurelio Fontana.

O primeiro  campeão brasileiro de e-MTB, Albert Morgen, também esteve na disputa e encerrou em 21º. Já o vice, Thiago Velardi, não terminou. 

Para o Mundial, as bicicletas deveriam ter no máximo 250W de potência nominal, auxílio elétrico até a velocidade máxima de 25km/h e o ciclista só poderia usar uma bateria durante a prova, sem direito a trocas.

LEIA MAIS
Suíça é tricampeã no Team Relay

Mundial ao vivo
No sábado os fãs brasileiros vão poder acompanhar a disputa da Elite do XCO ao vivo com narração em português pela Red Bull TV a partir das 13h com a corrida das mulheres. A prova do masculino, com o brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) com chance de pódio, começa às 15h30 (horário de Brasília).

No domingo há a transmissão das finais do downhill feminino e masculino a partir das 13h45.

Red Bull TV aqui

MUNDIAL 2019

PROGRAMAÇÃO (horário local)
28 de agosto
Team Relay – 12h30
Mundial de e-MTB – 14h15

29 de agosto
Mundial de MTB XCO– Junior feminino – 13h
Mundial de MTB  XCO – Junior masculino – 15h

30 de agosto  
Mundial de MTB XCO – Sub 23 masculino – 14h30

31 de agosto
Mundial de MTB XCO
Sub 23 feminino – 10h
Elite feminino – 12h15
Elite masculino – 14h45

1º de setembro
Finais do downhill masculino e feminino – 9h30

Veja programação completa e mais informações no site oficial