Rubens Valeriano é suspenso por doping no Brasileiro de MTB

HomeCompetiçõesMountain bike

Rubens Valeriano é suspenso por doping no Brasileiro de MTB

Mineiro da equipe Sense publica vídeo para se defender, nega uso da substância Furosemida e contrata advogado para comprovar sua inocência no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem

Rubens Valeriano na disputa do Brasileiro de MTB em Mairiporã Foto: Gabriel Vargas

Do Bikemagazine
Foto de arquivo

Rubens Valeriano foi notificado por testar positivo para a substância Furosemida em um teste realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) durante o Campeonato Brasileiro de MTB XCO, realizado em Mairiporã, no interior de São Paulo, no dia 20 de julho.

Nesta segunda-feira (23 de setembro), o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) emitiu a suspensão preventiva do atleta.

O mineiro afirma ter consumido algum suplemento contaminado, tendo inclusive contratado os serviços do advogado Thomaz Sousa Lima Mattos de Paiva para sua defesa. Valeriano postou um vídeo em suas redes sociais explicando o caso:

O atleta, que conta com três participações em Jogos Olímpicos, em Mundiais, etapas de Copa do Mundo e que já fez centenas de controles de dopagem, jamais apresentou nenhum resultado adverso. A equipe Sense Factory Racing, que ele integra, emitiu um comunicado oficial: “Existe uma política de tolerância zero quando o assunto é doping. Mesmo assim, sempre acreditando no direito de defesa de todos – bloco fundamental de qualquer julgamento justo – aguardaremos o julgamento final do processo junto ao Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) e esperamos que Rubens comprove sua inocência. No entanto se a responsabilidade do atleta for comprovada, as ações previstas em contrato serão tomadas.”