Tour da Califórnia cancela corrida de 2020 por motivos econômicos

HomeCompetiçõesCiclismo

Tour da Califórnia cancela corrida de 2020 por motivos econômicos

Organização informa que está em busca de apoios e novos patrocínios para retomar a corrida, que já teve 17 edições, na temporada 2021

Pelotão no Tour da Califórnia 2019

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Tour da Califórnia não será realizado em 2020. A competição, prevista no calendário UCI (União Ciclística Internacional) para 10 a 16 de maio, foi cancelada pela organização após 14 edições. “Tivemos 14 anos fantásticos”, informa o comunicado dos organizadores, que destacam que a decisão de cancelar a prova “foi muito difícil”. A justificativa foi “motivos econômicos”.

“Enquanto o ciclismo profissional continua crescendo globalmente e estamos muito orgulhosos do trabalho que fizemos para aumentar a relevância do ciclismo profissional, principalmente nos Estados Unidos, tornou-se mais desafiador a cada ano montar a corrida. Essa nova realidade nos forçou a reavaliar nossas opções, e estamos avaliando ativamente todos os aspectos do nosso evento para determinar se existe um modelo de negócios que nos permita relançar com sucesso a corrida em 2021”, disse Kristin Klein, vice-presidente da AEG Sports, organizadora da disputa. O presidente da federação de ciclismo dos Estados Unidos, Bob Stapleton, citado no comunicado, destaca está em busca de “novos apoios e recursos” para viabilizar a corrida novamente.

A competição entrou para o calendário WorldTour (1ª divisão) em 2017. O mais recente campeão foi o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates). O Tour da Califórnia começou sendo organizado em fevereiro, mas depois de quatro edições a corrida passou a ser disputada em maio. Embora a competição tenha entrado em conflito com o Giro d’Italia, cconseguiu atrair nomes como Bradley Wiggins, Mark Cavendish, Egan Bernal e Peter Sagan, que fez jus ao apelido de “rei da Califórnia” ao vencer 17 etapas ao longo da carreira.

LEIA MAIS
Tour da Califórnia no Bikemagazine