Mundial de Ciclocross será neste final de semana na Suíça

HomeCompetiçõesCiclocross

Mundial de Ciclocross será neste final de semana na Suíça

Mathieu van der Poel vai defender a camisa arco-íris neste domingo em Dübendorf, na Suíça, que terá pela primeira vez na disputa a categoria Junior feminino. Veja programação

Mathieu van der Poel vai defender a camisa arco-íris

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Campeonato Mundial de Ciclocross será disputado neste final de semana (1 e 2 de fevereiro) em Dübendorf, na Suíça, com um recorde de seis camisas arco-íris na disputa e 270 competidores. A maior atração será o holandês e atual campeão Mathieu van der Poel (Corendon-Circus), de 24 anos, que já vestiu a camisa arco-íris no ciclocross quatro vezes, duas delas na Elite, em 2015 e em 2019.

Seu principal adversário, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), de 25 anos, que já foi campeão mundial três vezes, teve uma temporada difícil depois de uma grave queda no Tour de France que resultou em uma lesão na coxa que exigiu uma longa reabilitação. Em entrevistas recentes, Van Aert tem dito que ainda não se sente totalmente recuperado, mas está confirmado na start list.

Sanne Cant na vitória solo em 2019

As mulheres, que em 2016 estrearam na categoria Sub 23, desta vez também terão disputa do título mundial na categoria Junior, que abre a programação em Dübendorf na manhã de sábado, com 46 inscritas. A holandesa Shirin Van Anrooij, bronze na categoria Junior no Campeonato Europeu de Ciclocross de 2019 e também ciclista de estrada, que foi prata no contrarrelógio no Mundial de Ciclismo 2019 em Yorkshire é a favorita.

No sábado terá ainda a disputa da Sub 23 masculino e da Elite feminino, que não vai contar com a holandesa Marianne Vos, recordista com seis vitórias consecutivas entre 2009 e 2014, que se recupera de uma cirurgia, mas a seleção da Holanda, que dominou a temporada, incluindo sete vitórias em nove etapas da Copa do Mundo de Ciclocross, é a favorita. A atual campeã é a belga Sanne Cant, que já confirmou presença.

PROGRAMAÇÃO (horário local)

SÁBADO (1 de fevereiro)
11 h – Junior Feminino
13h – Sub 23 masculino
15h – Elite feminino

DOMINGO (2 de fevereiro)
11- Junior Masculino
13h – Sub 23 Feminino
15h – Elite masculino

O PERCURSO

SAIBA MAIS

Ciclocross

O ciclocross, também chamado de cyclo-cross, cyclocross, CCX, CX, cyclo-x ou simplesmente cross, começa sua temporada no final do outono e se estende pelo inverno antes da temporada de ciclismo, que recomeça em fevereiro e é considerado uma das modalidades mais completas de todo o espectro do ciclismo pois agrega elementos do mountain bike cross country e das provas de ciclismo de critério.

Sua origem mais aceita é a de que, no início do século 20, ciclistas europeus de pequenas localidades competiam uns contra os outros para ver quem chegava primeiro ao centro de determinada cidade. Valia o menor tempo, não importava o caminho. Assim, muitos cortavam caminho pelas fazendas pulando cercas, porteiras, atravessando rios e pedalando por trilhas e estradinhas de terra. Esses rachas eram praticados no inverno, fora da temporada de competição, para manterem a forma e eles observaram que essa atividade, por conta do maior esforço físico, melhorava bastante o condicionamento para a temporada seguinte.

Não demorou até que a recém-criada modalidade ganhasse regras e competições próprias. O francês Daniel Gousseau organizou o primeiro Campeonato Francês, em 1902, e Géo Lefévre, tido como um dos pais do Tour de France, também é um dos pioneiros a organizar esses eventos. A modalidade atravessou a fronteira para os países vizinhos depois que Octave Lapize, campeão do Tour de France de 1910, declarar que a vitória só foi possível graças à preparação feita durante o inverno no ciclocross. Assim, o CX chegou à Bélgica, que realizou seu Campeonato Nacional em 1910, à Suíça, que fez o mesmo em 1912, em Luxemburgo em 1923, Espanha em 1929 e à Itália em 1930.

Desde 1940, o ciclocross está sob a chancela da UCI, que organizou o primeiro Campeonato Mundial em 1950, em Paris. Nos Estados Unidos, a modalidade começou a se popularizar em 1970, mas só em 1975 foi realizada a primeira corrida, no estado da Nova Inglaterra. Após chegar à Califórnia o esporte ganhou impulso e popularidade a partir de meados dos anos 90.

As provas são disputadas em circuitos com obstáculos dos mais variados tipos e a tradicional foto do ciclista com a bike nas costas é a primeira imagem que vem à cabeça quando o termo ciclocross é mencionado.

LEIA MAIS
Ciclocross no Bikemagazine