UAE Tour é cancelado após teste positivo para coronavírus

HomeCompetiçõesCiclismo

UAE Tour é cancelado após teste positivo para coronavírus

Organização confirma que as duas etapas restantes não serão disputadas após dois italianos do staff das equipes testar positivo para o novo vírus; provas na Itália estão ameaçadas

UAE Tour cancela duas últimas etapas

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Comitê Organizador do UAE Tour, nos Emirados Árabes, informou que as duas etapas restantes da competição não serão disputadas depois da confirmação de que os exames de dois italianos que trabalham em uma das equipes da disputa deram positivo para o novo coronavírus, conhecido como COVID-19. “A decisão foi tomada para garantir a proteção de todos os participantes”, informa o Comitê Organizador, acrescentando que “a segurança está no topo de todas as prioridades”.

A organização da corrida confirmou que os resultados finais são os da 5ª etapa, com Adam Yates (Mitchelton-Scott) campeão, Tadej Pogacar (UAE Emirates) em 2º, a 1min01s, e Alexey Lutsenko (Astana) em 3º, a 1min33s, na classificação geral. 

Ciclistas, funcionários das equipes e jornalistas estão confinados em seus hotéis em Abu Dhabi. O Ministério da Saúde e Prevenção disse que todos os participantes, funcionários administrativos e organizadores da corrida serão examinados por meio de triagem periódica contínua e que todos os procedimentos necessários, incluindo medidas de quarentena, serão adotados para garantir a contenção do vírus. O ministério acrescentou que todas as precauções necessárias estão sendo tomadas e ainda não há previsão de quando as pessoas serão liberadas.

A maioria dos ciclistas tem postado sobre a situação nas redes sociais, entre eles Chris Froome (Ineos), que acaba de retornar às competições depois de um longo período de recuperação da queda que o tirou da temporada passada. “É uma pena que o UAE Tour tenha sido cancelado, mas a saúde deve vir primeiro. Estamos todos aguardando testes e ficaremos no hotel antes de receber mais instruções. Espero que os afetados se recuperem rapidamente e que não haja novos casos”, escreveu.

O cancelamento do UAE Tour coloca em dúvida outras provas do calendário World Tour, principalmente as próximas corridas na Itália. Vale lembrar que, na semana passada, a UCI adiou todas as corridas programadas na China em abril e maio. Agora, são as provas italianas que estão no foco: dia 7 de março, por exemplo, é a data da Strade Bianche masculina e feminina. A organizadora RCS Sport, a mesma do Giro d’italia, Milão-San Remo e Tirreno-Adriático, que também é a responsável pelo UAE Tour, aguarda os desdobramentos do caso para se pronunciar. “A RCS Sport está em constante contato com as autoridades competentes e, em parceria com elas, avaliará a tomada de todas as medidas mais adequadas para a realização dos eventos esportivos”, informa a empresa em comunicado.