CIMTB: Avancini e Paula Quiros faturam short track em Araxá

HomeCompetiçõesMountain bike

CIMTB: Avancini e Paula Quiros faturam short track em Araxá

Henrique Avancini e argentina repetem vitória da primeira etapa e seguram a liderança geral; neste sábado a Copa Internacional terá disputa inédita de e-bike e a prova de XCM

Avancini na disputa do short track em Araxá Foto: César Delong

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e a argentina Paula Quiros venceram pelo segundo dia seguido na Copa Internacional de MTB, em Araxá (MG). Os líderes, que faturaram a etapa inicial, também conquistaram o primeiro lugar na disputa do short track, nesta sexta-feira (6 de março).

Na Elite dos homens, Luiz Henrique Cocuzzi ficou em 2º lugar, seguido de Catriel Soto em 3º. No feminino, Raiza Goulão foi a vice-campeã, seguida da argentina Agustina Apaza.

Resultados completos aqui

Largada da disputa Foto: César Delong

No masculino, o pelotão se manteve junto pelos primeiros 15 minutos mas, aos poucos, a prova foi ficando mais acirrada, principalmente entre os brasileiros Avancini e Cocuzzi. E quem deu força para os atletas todo o tempo, foi a torcida. “Quem me conhece sabe que eu não sou um cara que persegue muitos recordes, eu busco quebrar barreiras e uma vez que eu alcanço algo eu não tenho motivação para repetir várias vezes, mas aqui em Araxá estou buscando minha sétima vitória consecutiva e a única razão para ter motivação para buscar isso é o carinho que eu vejo da galera comigo”, comentou  Avancini.

Para Cocuzzi, a estratégia era atacar, mas segundo ele, faltou acertar o momento correto para isso. “Hoje a prova foi muito intensa, o pelotão se manteve junto o tempo todo e faltando duas voltas eu consegui manter o gap com Avancini. Ficamos costurando isso e minha estratégia na última volta não deu muito certo, ataquei muito cedo mas estou muito feliz com meu desempenho”, afirmou.

Paola Quiros segura liderança ao vencer Raiza Goulão no sprint do short track Foto: César Delong

No feminino, Raiza e Paula brigaram para segurarem a primeira colocação durante toda a prova mas a argentina faturou no sprint final, com 35:39.592, poucos milésimos de segundo em relação à vice. Com o resultado, Paula mantém a liderança na competição. “A prova não foi fácil. Eu e Raiza ficamos todo o tempo alternando posições. Foram 20 minutos nesta disputa e quando consegui passar com a primeira colocação fiquei muito aliviada pois consegui manter a camisa de líder e agora é preparar para a Maratona, que é meu grande desafio”, afirmou a argentina.

Alguns metros antes da chegada, Raiza mantinha a primeira colocação e levou o público ao delírio. “Estou muito feliz. Estratégia feita, estratégia cumprida. Hoje era uma prova muito curta, então não íamos conseguir modificar muita coisa pelo pouco tempo. O grande dia é amanhã e eu estou muito feliz de estar disputando com a Paula. É uma atleta que vem crescendo muito e está muito forte”, afirmou a brasileira.

Neste sábado, a CIMTB terá a estreia da prova da e-bike. A competição que valerá pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) pela primeira vez no Brasil tem largada às 8h. Logo após, às 10h, a Super Elite (Masc e Fem) alinha para a largada da Maratona. Serão mais de 60 km para completar o percurso. No início da tarde, às 14h, entra em cena a Copa Sense CIMTB de Maratona. O dia finaliza com premiação às 17h45 e o Night Run com largada às 19h.

O último dia de competição, domingo, começa com as largadas das categorias CIMTB Michelin que pedalam o XCO. Serão quatro largadas durante toda manhã e no início da tarde. Às 14h a Super Elite Masculina e Feminina larga para definir o campeão da temporada. 

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira:
Cross Country Time Trail  – XCT – Super Elite Feminina e Masculina

Sexta-feira
CIMTB Michelin – XCC (shor track)

Sábado
07h00 às 07h15 entrega das bikes elétricas no bolsão de largada para teste pré-largada
08h00: Largada e-bike (E-XC) – Masculina e Feminina
08h30 às 18h00 horas: confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
08h15: Congresso Técnico para todas as categorias (exceto Super Elite)
10h00: 2ª Largada Maratona – Super Elite Masculina e Feminina
10h15 às 17h00 horas: treino livre XCO exceto na pista utilizada pela maratona (largada/chegada)
14h00: 3ª LARGADA – Copa CIMTB Sense Maratona (GRAVEL/CX, ULTRA, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado e PNE)
14h05: 4ª LARGADA – Copa CIMTB Sense Maratona (DUPLAS e Feminina Open)
14h10: 5ª LARGADA – Copa CIMTB Sense Maratona(categoria TURISMO – cerca de 20 km)
15h00: Premiação 1ª e 2ª LARGADAS – CIMTB Michelin – XCM Super Elite
18h00: Premiação 3ª, 4ª e 5ª LARGADAS
19h00: 6a LARGADA NIGHT RUN e em seguida premiação

Domingo
08h00: 1ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (ULTRA, MASC.: Sub15, Sub65 e Over65 e FEM.: Sub30, Sub40, Sub50, Over50, Sub17 e Sub15)
10h00: 2ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (MASC. Sub17, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60)
11h00: Premiação categorias 1a LARGADA
11h30: 3ª LARGADA CATEGORIA MIRIM E PREMIAÇÃO APÓS A PROVA
12h00: 4ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (Júnior MASC/FEM, MASC. Sub30, Sub35 e Sub40)
13h00: Premiação categorias 2ª LARGADA + Concurso Redação e desenho
14h00: 5ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin- SUPER ELITE Masculina e Feminina
14h30: Premiação categorias 4ª LARGADA
16h15: Premiação 5ª LARGADA e na sequência premiação geral do SHC


CALENDÁRIO 2020 CIMTB

5 a 8 de março – Araxá
15 a 17 de maio – Petrópolis
3 a 5 de julho – Congonhas
28 a 30 de agosto – Taubaté

LEIA MAIS
CIMTB no Bikemagazine

Site oficial da CIMTB