CIMTB: Avancini e Raiza Goulão vencem etapa de maratona em Araxá

HomeCompetiçõesMountain bike

CIMTB: Avancini e Raiza Goulão vencem etapa de maratona em Araxá

Confira como foi a prova de XCM, no terceiro dia de disputas da etapa de abertura Copa Internacional de MTB ; Avancini e argentina Paula Quiros seguram liderança geral

Avancini vence etapa de XCM em Araxá Foto: César Delong

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu neste sábado (7 de março) a etapa de Cross Country Maratona (XCM) da Copa Internacional de MTB em Araxá (MG). Campeão mundial da modalidade em 2018, o brasileiro terminou na frente do atual campeão mundial, o colombiano Hector Leonardo Paez. Bruno Lemes (Trek Brasil) foi o 3º.

No feminino, Raíza Goulão (Corinthians Audax Bike Team) venceu a etapa com 2 segundos de diferença da argentina Paula Quiros (Vairo – Gilibike) e Karen Olímpio (Corinthians Audax Bike Team) segurou o 3º lugar.

Veja resultados completos

Largada da maratona Foto: César Delong

No percurso da Maratona foram cerca de 3 km de subida acumulada em 60 km de prova, dificuldades que não intimidaram os atletas da Super Elite. “Eu sabia que hoje a prova seria um pouco diferente, estou competindo com atletas sensacionais e num percurso como esse, sem nenhuma trilha, ainda furei o pneu na primeira descida e tive que reparar, mas não foi o suficiente. Perdi na primeira volta, só na segunda consegui trocar o pneu e consegui recuperar, na última foi mais um teste de sobrevivência, lado a lado com o Paez”, relatou Avancini.

O atleta colombiano Hector Paez chegou preparado para as dificuldades da prova. “Eu já sabia que seria uma corrida muito difícil e que não ia me favorecer, principalmente na subida onde eu tentei forçar, tive um problema mecânico e fiz a primeira volta bem atrás do pelotão, mas depois recuperei. É minha primeira vez em Araxá e está sendo uma ótima experiencia”, contou.

Raiza Goulão comemora a vitória Foto: César Delong

Na disputa feminina, a prova foi acirrada nos metros finais. Raiza Goulão venceu com vantagem de 2 segundos e agora está a 36 segundos da líder, a argentina Paula. “Tenho que agradecer minhas parceiras, pois foi um trabalho de equipe muito importante, ainda tem mais um dia de prova e o que vale é a geral, mas estou muito feliz”, disse.

A argentina Paula Quiros ficou com a segunda colocação e manteve a camisa de líder depois de vencer o XCT e o XCC. Uma prova de superação, apesar de não ser uma especialista em maratona. “A Raiza é muito forte então busquei aguentar e minha intenção era não perder tempo. Creio que saiu tudo bem para mim mas ainda não há nada decidido. Amanhã é um dia muito importante e ainda não tem nenhum campeão”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira:
Cross Country Time Trail  – XCT – Super Elite Feminina e Masculina

Sexta-feira
CIMTB Michelin – XCC (short track)

Sábado
E-bike (E-XC) – Masculina e Feminina
Maratona (XCM) – Super Elite Masculina e Feminina

Domingo
08h00: 1ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (ULTRA, MASC.: Sub15, Sub65 e Over65 e FEM.: Sub30, Sub40, Sub50, Over50, Sub17 e Sub15)
10h00: 2ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (MASC. Sub17, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60)
11h00: Premiação categorias 1a LARGADA
11h30: 3ª LARGADA CATEGORIA MIRIM E PREMIAÇÃO APÓS A PROVA
12h00: 4ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin (Júnior MASC/FEM, MASC. Sub30, Sub35 e Sub40)
13h00: Premiação categorias 2ª LARGADA + Concurso Redação e desenho
14h00: 5ª LARGADA XCO – CIMTB Michelin- SUPER ELITE Masculina e Feminina
14h30: Premiação categorias 4ª LARGADA
16h15: Premiação 5ª LARGADA e na sequência premiação geral do SHC


CALENDÁRIO 2020 CIMTB

5 a 8 de março – Araxá
15 a 17 de maio – Petrópolis
3 a 5 de julho – Congonhas
28 a 30 de agosto – Taubaté

LEIA MAIS
CIMTB no Bikemagazine

Site oficial da CIMTB