Jogos de Tóquio são remarcados: 23 de julho a 8 de agosto de 2021

HomeCompetiçõesJogos de Tóquio

Jogos de Tóquio são remarcados: 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Com a nova agenda, organização do Tour de France terá de mudar sua programação, já que há coincidência de datas no ciclismo de estrada; Paralímpicos serão de 24 de agosto a 5 de setembro

Jogos Olímpicos de Tóquio são remarcados para 2021 Foto: Clive Rose/Getty Images

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira (30 de março) a nova data dos Jogos de Tóquio, adiados por causa da pandemia coronavírus. Os Jogos foram programados entre 23 de julho a 8 de agosto de 2021, exatamente um ano após o calendário original. “Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias”, disse o presidente do COI, Thomas Bach. “A humanidade atualmente se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

O COI reiterou que “todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas”. 

Vale lembrar que esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são adiados, depois de serem cancelados em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial e, novamente, em 1940 e 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.

Tour de France: nova data para 2021 Foto: ASO

Com a nova data, mais uma vez o Tour de France terá de começar uma semana antes do planejado, a fim de evitar uma coincidência de datas. O Tour de 2021 estava planejado para largar no dia 2 de julho de Copenhague, na Dinamarca, e terminar em Paris, no dia 25 de julho. Mas, como o ciclismo de estrada é, tradicionalmente, a primeira disputa realizada, um dia após a abertura, o Tour de France será obrigado a revisar suas datas.

O Tour de 2020 ainda não foi oficialmente cancelado e há, inclusive, uma proposta de manter a disputa sem público, o que parece bem inviável. A ASO, organizadora do Tour, diz que vai se pronunciar nas próximas semanas, mas, com o avanço dos contágios na França, o cancelamento ou adiamento parecem mais reais.

A princípio, a nova data dos Jogos Olímpicos seria entre abril e maio, mas o comitê organizador local mostrou preocupação com os atletas. “É necessário um certo tempo para a seleção e qualificação e para o treinamento e a preparação dos atletas e houve um consenso sobre julho”, disse Mori Yoshiro, presidente do comitê.

Também foi confirmada uma nova data para os Jogos Paralímpicos, reprogramados para 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

LEIA MAIS
Pandemia coronavírus no Bikemagazine: repercussões no esporte