Ciclocross teme perder Van der Poel com novo calendário UCI

HomeCompetiçõesCiclocross

Ciclocross teme perder Van der Poel com novo calendário UCI

Coincidência de datas entre o novo calendário UCI para o ciclismo e a programação do ciclocross preocupa organizadores da Copa do Mundo

Van der Poel no Mundial de Ciclocross de 2020

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/UCI

A temporada do ciclocross deve sofrer baixas com a coincidência de datas do recém-divulgado novo calendário UCI World Tour de Ciclismo (veja aqui) e da Copa do Mundo de MTB, que ainda não foi oficialmente divulgada. E, com as novas regras de distanciamento social impostas por causa da pandemia coronavírus, os organizadores esperam uma queda considerável no número de espectadores, ainda mais se as etapas não contarem com seus maiores ídolos, como o atual campeão mundial Mathieu Van der Poel.

Caso a UCI mantenha o calendário, a Copa do Mundo de Ciclocross não deve passar por alterações na programação, prevista para começar dia 4 de outubro em Waterloo, nos Estados Unidos, e terminar em janeiro de 2021 em Hoogerhide, na Holanda. Mas há etapas, como a do 25 de outubro em Zonhoven, na Bélgica, que será no mesmo dia da Paris-Roubaix. Van der Poel e outro grande nome do ciclocross, Wout Van Aert, devem estar na clássica na França.

Para os organizadores, sem suas principais estrelas, a venda de ingressos deverá cair e afetar financeiramente o esporte. Uma reunião foi agendada com a UCI (União Ciclística Internacional) para que se encontre uma solução.

O Mundial de Ciclocross está previsto para ser realizado entre os dias 30 e 31 de janeiro em Ostende, na Bélgica. Nesta temporada, em fevereiro, Van Der Poel conquistou seu terceiro título na Elite, depois das vitórias em 2015 e 2019, com uma vitória solo em Dubendorf, na Suíça (reveja aqui).

COPA DO MUNDO DE CICLOCROSS 2020/2021
4 de outbro – Waterloo (EUA)
18 de outubro – Dublin (Irlanda)
25 de outubro – Zonhoven (Bélgica)
1 de novembro – Overijse (Bélgica)
15 de novembro – Tabor (República Tcheca)
22 de novembro – Koksijde (Bélgica)
29 de novembro – Besançon (França)
6 de dezembro – Wachtebeke (Bélgica)
13 de dezembro – Antuérpia (Bélgica)
20 de dezembro – Namur (Bélgica)
27 de dezembro – Diegem (Bélgica)
3 de janeiro de 2021 – Hulst (Holanda)
17 de janeiro – Villars (Suíça)
24 de janeiro – Hoogerheide (Holanda)

VEJA MAIS
Ciclocross no Bikemagazine