Lachlan Morton bate recorde Everesting com 7h29min57s

HomeCiclismoMais competições

Lachlan Morton bate recorde Everesting com 7h29min57s

Em sua 2ª tentativa, após a 1ª ter sido invalidada, ciclista australiano baixa o recorde anterior em 10min depois de subir 47 vezes e chegar aos 8.848m de ganho de elevação necessários

Morton na sua segunda tentativa de bater o recorde Everesting

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Angus Morton

O australiano Lachlan Morton (EF Education First) quebrou o recorde Everesting, que consiste em pedalar o equivalente aos 8.848 metros de altura do Monte Everest, o mais alto do mundo, no menor tempo. Morton marcou o tempo de 7 horas, 29 minutos e 57 segundos em sua segunda tentativa, realizada em Rist Canyon, no Colorado (Estados Unidos), no dia 20 de junho.

O “x” no asfalto marca o ponto de retorno da subida

Morton bateu o recorde com um tempo 10 minutos menor que o anterior

O australiano tinha tentado bater o recorde uma semana antes, quando marcou 7 horas, 32 minutos e 54 segundos, mas seus esforços foram invalidados porque os dados foram imprecisos e ficaram abaixo da altitude exigida, segundo os oficiais do Everesting.

Ao retornar, subiu o Rist Canyon, que tem 1,6 km a uma média de 11% de inclinação, 47 vezes para acumular os 8.848 metros de ganho de elevação necessários e bateu por mais de 10 minutos o recorde anterior, de Keegan Swenson (7 horas, 40 minutos e 5 segundos).

Só para ter certeza, Morton ainda percorreu a subida mais uma vez. Em seu Strava, o ganho total de altitude marcou 9.113m.

LEIA TAMBÉM
Em novembro do ano passado, o brasileiro Jefté Ribeiro, o “Mexicano”, entrou para o hall da fama do desafio Everesting depois de escalar 35 vezes o Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), em 14 horas e 40 minutos. Confira aqui

Site oficial do Everesting