Portugal lança roteiro de mais de 3 mil km de cicloturismo

HomeCicloturismo

Portugal lança roteiro de mais de 3 mil km de cicloturismo

No total são 3.105 km de percurso, com trechos para MTB, gravel e ciclismo de estrada nas regiões do Alentejo e Ribatejo

Cicloturismo na região do Alentejo

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Portugal anunciou mais de 3 mil quilômetros de percursos de cicloturismo, nas regiões do Alentejo e do Ribatejo, segundo comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). O projeto ciclável, que está em processo de homologação, leva o nome de “Cycling Alentejo e Ribatejo” e é uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo (ERT). A previsão é de que os percursos estejam prontos no final deste ano.

Pela proposta, as duas regiões terão 3.105 quilômetros de trajetos para bicicleta, dos quais 1.369 km de MTB, 931 km de estrada e 805 de gravel (trilhas não pavimentadas).

Além dos percursos, estão previstos oito centros de apoio com infraestrutura aos ciclistas em diversas áreas em Almodôvar, Arripiado (Chamusca), Arronches, Castelo de Vide-Marvão, Coruche, Ourique, Portalegre e Serra d’Ossa.

“O projeto permitirá identificar e ativar uma vasta rede de percursos de estrada, MTB e gravel para diferentes públicos, do nível iniciante até ao mais avançado”, diz Sandro Araújo, coordenador do programa Ciclismo para Todos, que destaca que a proposta visa reforçar Portugal como destino para o cicloturismo.

LEIA MAIS
Cicloturismo no Bikemagazine