Espanhol, há três anos aposentado do pelotão profissional, baixa em mais de dois minutos o tempo anterior de Lachlan Morton
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Alberto Contador superou a recente marca do australiano Lachlan Morton e é o novo recordista Everesting, que consiste em pedalar o equivalente aos 8.848 metros de altura do Monte Everest, o mais alto do mundo, no menor tempo.
Na sexta-feira (10 de julho), o espanhol de 37 anos, campeão do Tour de France, Giro d’Itália e Volta a Espanha, há três anos aposentado do pelotão profissional, marcou 7 horas, 27 minutos e 20 segundos na parte mais difícil da subida para Navapelegrín, em Segóvia, na Espanha, baixando o tempo em mais de dois minutos em relação ao recorde anterior, de 7 horas, 29 minutos e 57 segundos alcançado por Morton em 20 de junho nos Estados Unidos (reveja aqui).
Alguns dias atrás, depois de várias subidas a La Morcuera, Contador brincou sobre a possibilidade de fazer o desafio do Everesting nas rampas do icônico desfiladeiro do Sistema Central de Madri. Poucos dias depois, incentivado pelos fãs e em plena fase de testes para o lançamento de sua marca de bicicletas A Bikes, resolveu encarar.
Navapelegrín é uma subida que chega a 1.700 metros de altitude após 6,5 quilômetros, estreita, com três metros de largura e um bom asfalto. Contador resolveu ficar no quilômetro mais difícil da subida, com mil metros a uma inclinação média de quase 12% e máxima cerca de 20%. Para completar o Everesting, fez o trecho 78 vezes.
Segundo seus registros no Strava, as descidas registraram velocidades de 110 quilômetros por hora. Com média de 268 watts, Contador também quebrou o Strava KOM para o segmento da subida ‘Parte final – Silla del Rey’, superando o recordista anterior por 36 segundos ao marcar 3:49.
Contador comemorou a conquista em suas redes sociais. “Loucura no Everesting concluída. Graças às suas mensagens, fui encorajado e fiz. Mais de sete horas de pedalada e 8.848 metros de altura. Desafio exigente, mas uma experiência muito agradável”, escreveu.
“Estou em tempos de trabalho árduo, me preparando para lançar minha bicicleta. Queria testar alguns materiais e também verificar o comportamento da bicicleta em ambientes muito específicos, desde a exaustão. No outro dia, brincamos com a conquista do desafio e muitos comentários me incentivaram a fazê-lo”, comentou.
Ao baixar e comparar os dados no site do Everesting Challenge o recorde foi confirmado.
VEJA VÍDEO
LEIA TAMBÉM
Em novembro do ano passado, o brasileiro Jefté Ribeiro, o “Mexicano”, entrou para o hall da fama do desafio Everesting depois de escalar 35 vezes o Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), em 14 horas e 40 minutos. Confira aqui