Contador bate o recorde Everesting com 7h27min20s

HomeCompetiçõesCiclismo

Contador bate o recorde Everesting com 7h27min20s

Espanhol, há três anos aposentado do pelotão profissional, baixa em mais de dois minutos o tempo anterior de Lachlan Morton

O espanhol Alberto Contador no desafio Everesting

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Alberto Contador superou a recente marca do australiano Lachlan Morton e é o novo recordista Everesting, que consiste em pedalar o equivalente aos 8.848 metros de altura do Monte Everest, o mais alto do mundo, no menor tempo.

Na sexta-feira (10 de julho), o espanhol de 37 anos, campeão do Tour de France, Giro d’Itália e Volta a Espanha, há três anos aposentado do pelotão profissional, marcou 7 horas, 27 minutos e 20 segundos na parte mais difícil da subida para Navapelegrín, em Segóvia, na Espanha, baixando o tempo em mais de dois minutos em relação ao recorde anterior, de 7 horas, 29 minutos e 57 segundos alcançado por Morton em 20 de junho nos Estados Unidos (reveja aqui).

Espanhol marcou 7h,27min,20s na parte mais difícil da subida para Navapelegrín

Alguns dias atrás, depois de várias subidas a La Morcuera, Contador brincou sobre a possibilidade de fazer o desafio do Everesting nas rampas do icônico desfiladeiro do Sistema Central de Madri. Poucos dias depois, incentivado pelos fãs e em plena fase de testes para o lançamento de sua marca de bicicletas A Bikes, resolveu encarar.

Navapelegrín é uma subida que chega a 1.700 metros de altitude após 6,5 quilômetros, estreita, com três metros de largura e um bom asfalto. Contador resolveu ficar no quilômetro mais difícil da subida, com mil metros a uma inclinação média de quase 12% e máxima cerca de 20%. Para completar o Everesting, fez o trecho 78 vezes.

Segundo seus registros no Strava, as descidas registraram velocidades de 110 quilômetros por hora. Com média de 268 watts, Contador também quebrou o Strava KOM para o segmento da subida ‘Parte final – Silla del Rey’, superando o recordista anterior por 36 segundos ao marcar 3:49.

Contador comemorou a conquista em suas redes sociais. “Loucura no Everesting concluída. Graças às suas mensagens, fui encorajado e fiz. Mais de sete horas de pedalada e 8.848 metros de altura. Desafio exigente, mas uma experiência muito agradável”, escreveu.

“Estou em tempos de trabalho árduo, me preparando para lançar minha bicicleta. Queria testar alguns materiais e também verificar o comportamento da bicicleta em ambientes muito específicos, desde a exaustão. No outro dia, brincamos com a conquista do desafio e muitos comentários me incentivaram a fazê-lo”, comentou.

Ao baixar e comparar os dados no site do Everesting Challenge o recorde foi confirmado.

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM
Em novembro do ano passado, o brasileiro Jefté Ribeiro, o “Mexicano”, entrou para o hall da fama do desafio Everesting depois de escalar 35 vezes o Morro da Cruz, em Florianópolis (SC), em 14 horas e 40 minutos. Confira aqui

Site oficial do Everesting