Clássica Il Lombardia será disputada neste sábado

HomeCompetiçõesMais competições

Clássica Il Lombardia será disputada neste sábado

Corrida de 2020 reduziu trajeto para 231 km, mas manteve os desafios, como o Muro di Sormano, com quase 2 quilômetros a 15% de inclinação

Pelotão no lago Como, na chegada da Il Lombardia

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Il Lombardia, segunda clássica Monumento desta temporada, será disputada neste sábado (15 de agosto) com uma pequena mudança no trajeto, que passa de 243 km para 231 km. Mas as grandes atrações da disputa, em sua 114ª edição, como as passagens por Colle Gallo, Colle Brianza, Madonna del Ghisallo, Sormano, Civiglio e San Fermo della Battaglia, antes da chegada clássica ao lago de Como, estão garantidas.

Altimetria da corrida em 2020

O pelotão larga de Bergamo em direção ao sul, cruzando a planície de Bergamo nos primeiros 40 km para subir o vale Cavallina até Casazza, onde encontra a primeira subida, Colle Gallo. Depois vem uma descida rápida até retornar ao vale Seriana para, em seguida, cruzar as estradas planas que levam a Brianza. Há uma passagem curta por Colle Brianza seguida da descida para Oggiono. Após Pusiano, Canzo, Asso e a descida para Onno, os ciclistas chegam a Bellagio onde começa a escalada para Ghisallo, com inclinações de até 14% em uma estrada larga com várias curvas fechadas.

A descida, muito rápida, ocorre em longas retas e termina em Maglio onde, imediatamente após uma curva à direita, começa a subida ao Colma di Sormano. Alguns quilômetros de declive médio e algumas centenas de metros depois de Sormano, chega o desafiador Muro di Sormano, com 2 km a 15%, uma estrada estreita e muito íngreme, parcialmente dentro de um bosque, com curvas fechadas e com declives que chegam a ter rampas entre 25% a 30 % de inclinação.

Depois do Colma, o pelotão segue até Nesso e vai em direção ao lago Como. Ainda enfrentam uma difícil subida em direção a Civiglio (614 m) com declives quase sempre em torno de 10 para descer e cruzar Como novamente e superar a última subida de San Fermo della Battaglia (397 m). Os últimos 10 km começam dentro da cidade de Como em largas avenidas até a passagem subterrânea da ferrovia onde começa a subida final a San Fermo della Battaglia. Mais algumas curvas fechadas e a 600 metros do final tem uma última curva largada para a esquerda.

No Brasil os direitos de transmissão da corrda são da ESPN Brasil. Consulte a grade de programação do canal pago aqui

Reveja
Em 2019, o vencedor da Il Lombardia foi o holandês Bauke Mollema