Copa do Mundo: mexicano vence XCC; Avancini cai e fica em 12º

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo: mexicano vence XCC; Avancini cai e fica em 12º

Prova na República Tcheca, disputada com muita lama e pista escorrgadia, marca a retomada da competições após a pandemia

O vencedor Jose Gerardo Ulloa Arevalo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O mexicano Jose Gerardo Ulloa Arevalo (AR Efideporte), campeão Pan-americano de MTB XCO de 2019, venceu a primeira prova da retomada da Copa do Mundo de MTB nesta terça-feira (29 de setembro) em Nove Mesto, na República Tcheca, que vai receber rodada dupla, com duas provas de short track e duas de cross country, até domingo.

Ulloa, em sua primeira vitória na Copa do Mundo, venceu o short track, disputado com pista molhada e muita lama. Os franceses Victor Koretzky (KMC-Orbea) e Maxime Marotte (Cannondale Factory Racing) ficaram em 2º e 3º.

Pista molhada e muita lama no XCC

Chegada do short track feminino

No feminino, a britânica Evie Richards (Trek) venceu no sprint, disputado com a francesa e campeã mundial Paulie Ferrand Prevot (Canyon). A Sub 23 francesa Leona Lecomte (Massi) cruzou em 3º. A brasileira Letícia Cândido ficou em 37º.

Avancini no início da disputa Foto: Michele Mondini

O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), que largou forte, na primeira fila, ficou nas primeiras posições, mas caiu e fez um final de corrida de recuperação. O número 2 do ranking mundial terminou em 12º, atrás do companheiro de equipe Manuel Fumic. O brasileiro Guilherme Muller ficou em 25º e o campeão campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram) foi o 29º.

Resultados completos aqui

Veja replay

“Esperei por tantos meses para voltar a competir. Hoje é um grande dia para mim, para minha família e para México”, disse o vencedor

A rodada dupla da Copa do Mundo continua na quinta-feira com a disputa do cross country olímpico, nas categorias Sub 23 masculino e feminino e Elite masculino e feminino. O Brasil comparece nas disputas com, além de Avancini e Muller, Luiz Henrique Cocuzzi,  Raiza Goulão e Letícia Cândido na Elite. Na Sub 23 estão Ulan Bastos e Giuliana Morgen. 

As provas podem ser acompanhadas ao vivo pela Red Bull TV, com narração em português.

PROGRAMAÇÃO (horário do Brasil)
Rodada 1 
29/9/2020 XCC Short Track  
1/10/2020 XCO Feminino 7h
1/10/2020 XCO Masculino 10h30

Rodada 2 
2/10/2020 XCC Short Track 2 11h50
4/10/2020 XCO Elite feminino 2 6h30
4/10/2020 XCO Elite masculino 2 10h

Site oficial do evento