Mundial de MTB: fenômeno Tom Pidcock vence XCO da Sub 23

HomeCompetiçõesMountain bike

Mundial de MTB: fenômeno Tom Pidcock vence XCO da Sub 23

Atleta britânico domina a prova e conquista vitória solo com quase dois minutos de vantagem na disputa em Leogang, na Áustria; brasileiro Ulan Bastos ficou em 14º

Pidcock na vitória em Leogang do XCO Sub 23

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

Aos 21 anos, Tom Pidcock acrescentou mais uma camisa arco-íris em sua coleção. Depois de vencer o Mundial de e-MTB (veja aqui) na abertura do Campeonato Mundial de MTB em Leogang, na Áustria, na quarta-feira, o jovem talento britânico conquistou, nesta sexta-feira, o título mundial do cross country na categoria Sub 23. O francês Jerome Gilloux ficou em 2º e o dinamarquês Simon Andreassen em 3º.

O britânico, que vai integrar a equipe Ineos em 2021, tem se destacado tanto no MTB quanto no ciclismo e no ciclocross. Nesta temporada, venceu em agosto o Giro d’Italia Sub 23 e a Copa do Mundo de MTB da categoria Sub 23 em Nove Mesto, na República Tcheca. No ano passado, foi o campeão mundial Sub 23 do ciclocross e ainda disputou a prova da Elite, quando terminou em 2º lugar, atrás de Mathieu van der Poel, outro fenômeno.

Na corrida desta sexta-feira, Pidcock largou na segunda fila, mas no final da primeira volta já estava na ponta. Terminou a corrida, que teve o percurso modificado por causa da chuva que tem atingido a região e que transformou alguns trechos em pura lama, de quatro voltas em 1h08min15s e cruzou sozinho, com 1min52s de vantagem.

A prova contou com os brasileiros Ulan Bastos, em 14º lugar, e Gustavo Xavier, em 44º.

Pidcock campeão mundial Sub 23 do XCO

Neste sábado serão disputados os títulos mundiais da Sub 23 feminino e os esperados confrontos da Elite dos homens e mulheres no cross country. A programação termina domingo com as provas de downhill.

No downhill, dos cinco brasileiros na disputa, quatro estão classificados para disputar as finais: Roger Vieira, Douglas Vieira, Lucas Borba e Gabriel Giovannini. Mas o mau tempo que tem complicado a situação das pistas em Leogang pode acabar fazendo com que a prova seja suspensa. Aguardamos novas informações. 

Transmissão ao vivo: Confira aqui

Site oficial do evento aqui

PROGRAMAÇÃO (horário local, hora de Brasília – 5 horas)
Quarta-feira – 7 de outubro
12h30 – XCO Team Relay – França é ouro
14h30 – Mundial de e-MTB – Masculino e Feminino

Quinta-feira – 8 de outubro
13h30 – Mundial XCO – Junior feminino
15h30 – Mundial XCO – Junior masculino

Sexta-feira – 9 de outubro
15h – Mundial XCO – Sub 23 masculino

Sábado – 10 de outubro
10h – Mundial XCO – Sub 23 feminino
12h15 – Mundial XCO – Elite feminino
14h45 – Mundial XCO – Elite masculino

Domingo – 11 de outubro
9h25 – Mundial Downhill – Junior masculino e feminino
12h50 – Mundial Downhill – Elite feminino
14h10 – Mundial Downhill – Elite masculino

LEIA MAIS
Mundial de MTB no Bikemagazine