Tour de Flanders: Van der Poel vence Van Aert; Alaphilippe cai

HomeCompetiçõesCiclismo

Tour de Flanders: Van der Poel vence Van Aert; Alaphilippe cai

Holandês conquista o sprint final e sua primeira vitória em uma clássica Monumento; campeão mundial francês bateu em uma moto da organização

Van der Poel e Van Aert no sprint do Tour de Flanders

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu neste domingo (18 de outubro) o sprint final do Tour de Flandres disputado com seu rival de longa data, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma). Van der Poel conquistou sua primeira clássica Monumento, com percurso de 243,3 km, com uma diferença de alguns centímetros na chegada em Oudenaarde. O norueguês Alexander Kristoff (UAE Emirates) venceu o sprint do grupo perseguidor pelo 3º lugar.

“Estou sem palavras. Não tinha certeza da vitória e normalmente sinto quem ganhou, mas eu estava tão quebrado no sprint. De repente a meta estava lá e eu acelerei. Olhei para a roda de Wout, mas nenhum de nós sabia”, disse van der Poel em uma entrevista após a corrida. “O número 51. como o do me pai, será especial”, completou o ciclista, referindo-se ao pai Adrie van der Poel, que venceu o Tour de Flanders em 1986.

Alaphilippe com Van der Poel e Van Aert no ataque

A dupla estava junto com o campeão mundial Julian Alaphilippe (Deceunick-QuickStep), que atacou a 45 km do final e ditava um forte ritmo quando caiu ao tocar em uma moto da organização a 35 km da meta.

Após a queda de Alaphilippe, nas imagens foi possível ver que Van Aert estava pegando vácuo na moto e saiu quando ela começou a diminuir a velocidade; Van der Poel então se deslocou rapidamente para evitar uma possível colisão – bruscamente e sem sinalizar para os ciclistas em sua roda -, mas Alaphilippe provavelmente ficou sem tempo para desviar.

O francês bateu, voou da bike, caiu de frente e, no chão, ficou gritando enquanto esperava o atendimento médico. Segundo comunicado da equipe, Alaphilippe teve fraturas na mão direita e vai passar por cirurgia. Um triste final de temporada para o novo dono da camisa arco-íris.

Os três favoritos na largada em Antuérpia

Van der Poel e Van Aert continuaram avançando, aumentando a vantagem para mais de um minuto. Nos 5 km finais a vantagem ainda era de 50 segundos e, na último quilômetro, os rivais começaram a se estudar para ver quem iria sair primeiro para o sprint, enquanto o pelotão finalmente apertava o ritmo. Van Aert esperou até os últimos 250 metros e acelerou, mas Van der Poel conseguiu passar primeiro.

TOP 10
1 Mathieu Van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 5h43min21s
2 Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma m.t.
3 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates a 8s
4 Anthony Turgis (Fra) Total Direct Energie m.t.
5 Yves Lampaert (Bel) Elegant-Quickstep m.t.
6 Dimitri Claeys (Bel) Cofidis m.t.
7 Oliver Naesen (Bel) AG2R la Mondiale m.t.
8 Dylan Van Baarle (Hol) Ineos Grenadiers m.t.
9 John Degenkolb (Ale) Lotto Soudal m.t.
10 Tiesj Benoot (Bel) Team Sunweb m.t.

VEJA O SPRINT

QUEDA DE ALAPHILIPPE