Sem público, Brasileiro de Pista e Estrada exigirá teste Covid-19

HomeCompetiçõesCiclismo nacional

Sem público, Brasileiro de Pista e Estrada exigirá teste Covid-19

Provas serão em Curitiba, de 30 de novembro a 6 de dezembro; todos os ciclistas e staff deverão apresentar teste negativo ao Covid-19

Provas serão realizadas em Curitiba de 30 de novembro a 6 de dezembro

Confira reportagem atualizada aqui. Disputas foram canceladas

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/CBC

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) confirmou a realização do Campeonato Brasileiro de Pista e Estrada de 2020, que será  realizado em Curitiba (PR), de 30 de novembro a 6 de dezembro. Os eventos vão cumprir as normas anti-Covid 19 e não será permitida a participação do público.

 

As disputas do ciclismo de pista serão de 30 de novembro a 4 de dezembro. A CBC informa que serão priorizadas as provas do Programa Olímpico: Velocidade por equipes (Team Sprint), Perseguição por equipes (Team Pursuit), Velocidade individual (Sprint), Keirin, Omnium e Madison. No Programa Paralímpico estão programas as provas de Km e Perseguição Individual (Individual Pursuit). Para que as provas sejam realizadas será necessário um número mínimo de atletas participantes.

A prova de estrada das mulheres, nas categorias Sub 23 e Elite, será dia 5 de dezembro e terá percurso de 80 km. A prova do masculino, também nas categorias Sub 23 e Elite, será no dia 6, com percurso de 120 km. Para que as disputam sejam realizadas também será necessário um número mínimo de atletas participantes: 25 na Sub 23 e Elite feminino e 80 na Sub 23 e Elite masculino.

Normas anti-Covid 19
Em cumprimento às normas sanitárias da Prefeitura Municipal de Curitiba, assim como aos protocolos da UCI e da CBC, para participar do campeonato será necessária a apresentação, tanto pelos atletas quanto pelos acompanhantes de exame PCR-RT negativo para Covid-19 que tenha sido realizado até 5 dias antes (120 horas) do dia da retirada dos kits.

Os participantes também deverão apresentar o questionário médico devidamente preenchido e assinado e o termo de ciência e responsabilidade preenchido e assinado (em caso de atletas de 17 anos, o termo de ciência e responsabilidade deverá ser firmado pelo responsável legal). Somente poderão participar os atletas que estiverem devidamente filiados à CBC no ano de 2020.

Será permitida a participação de, no máximo, dois acompanhantes para equipes com mais de quatro atletas. Para equipes com menos de quatro será permitido apenas um acompanhante. Os acompanhantes deverão ser previamente cadastrados.

O participante só poderá entrar nas dependências do evento nos dias em que efetivamente estiver participando da competição e nos dias e horários pré-estabelecidos para a sua categoria portando identificação disponibilizada pela organização (pulseira ou crachá).

Todas as pessoas (atletas, acompanhantes, comissários, staff) deverão entrar e permanecer nas dependências do evento com máscaras e respeitando as orientações e recomendações com relação à prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Todos os participantes do evento deverão passar pela barreira sanitária, onde será aferida a temperatura e o nível de oxigenação do sangue. Pessoas com temperatura acima de 38 graus, ou com oxigenação abaixo de 92%, serão impedidas de entrar no evento, assim como aqueles que não respeitarem as regras de prevenção e convivência serão retiradas das dependências do evento.

O uso das máscaras deverá garantir a cobertura de nariz e boca, devendo os atletas permanecerem com as máscaras até o momento do alinhamento, recolocando-as imediatamente após o término da prova. A organização disponibilizará máscaras descartáveis aos atletas para evitar a umidificação excessiva que leva à inutilização das máscaras.

CATEGORIAS

PISTA (30/11 a 4/12)
Junior – Fem/Masc (17-18 anos)
Sub 23/Elite – Fem/Masc (19 anos acima)
Paraciclismo – Fem/Masc (Classes: Tandem, C1-C5)

ESTRADA (5/11 e 6/11)
Sub 23/Elite – Fem/Masc (19 anos acima)
4/12 – Congresso Técnico (online) e retirada de kits
5/12 – Prova de Resistência – Categoria S23/Elite Feminino – 80 km
6/12 – Prova de Resistência – Categoria S23/Elite Masculino – 120 km

Mais informações no site da CBC