Alex Malacarne vai integrar a equipe britânica Trinity

HomeCompetiçõesMountain bike

Alex Malacarne vai integrar a equipe britânica Trinity

Brasileiro de 18 anos que encerrou a temporada no 5º lugar do ranking mundial do XCO na categoria Junior conta ao Bikemagazine sobre sua nova conquista

Alex Malacarne, aos 18 anos, vai integrar equipe britânica de MTB

Dani Prandi/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Aos 18 anos, Alex Malacarne estreia na temporada 2021 na equipe britânica Trinity Racing. Na próxima temporada, o paranaense de Medianeira irá disputar todas as etapas da Copa do Mundo de MTB, o Mundial de XCO e também algumas provas de estrada. Uma conquista e tanto para o vencedor do reality “O Próximo Pro”, de 2018, cujo prêmio era um lugar na equipe Specialized Racing BR.

“A Specialized BR foi minha primeira equipe profissional, entrei no final de 2018 e foi um tempo de muito aprendizado, foi a primeira vez que integrei uma equipe com estrutura profissional. Agora, consegui subir um patamar”, contou em entrevista ao Bikemagazine.

 

Nesta temporada, em seu último ano na categoria Junior, Malacarne se destacou ao encerrar o ranking mundial UCI MTB XCO na 5ª colocação. Na etapa da Copa do Mundo em Nove Mesto, na República Tcheca, largou na primeira fila e ficou em 6º lugar.

Depois de estrear no Mundial de MTB em 2018, no Canadá, quando terminou na 28ª colocação, encerrou a disputa de 2021, em Leogang, na Áustria, em 16º. “Esse ano estava impossível de andar, tinha muita lama, mas valeu a experiência.”

A conquista de um lugar na equipe Trinity, a mesma que revelou o britânico Tom Pidcock (campeão mundial de 2020 na Sub 23 e que em 2021 assinou com a Ineos), foi um “trabalho de formiguinha”, conta o brasileiro.

“Passei por um período de treinamento no Centro da UCI (União Ciclística Internacional) em Aigle, na Suíça, e lá conheci o suíço Christoph Sauser, que gostou de mim, deu uma moral”, relata. “Com a indicação dele e a ajuda da equipe Specialized Brasil tive a oportunidade de assinar com a Trinity, que é uma equipe de desenvolvimento de atletas Sub 23.”

Brasileiro estreou na equipe Specialized BR após vencer reality show

Malacarne no Mundial de XCO Foto: Marcelo Rypl

Malacarne começou no esporte em 2016, quando se mudou para Criciúma (SC) em 2016 para integrar a equipe Bike Point. “Na época disputei provas de estrada e de MTB, era um dos únicos que também corria provas de mountain bike. Fui campeão brasileiro de contrarrelógio e também ganhei no XCO naquele ano”, lembra.

A ida para a Europa está prevista para abril. Antes, Malacarne vai estrear na Brasil Ride Espinhaço, que será realizada entre os dias 2 e 6 de março, nova prova de cinco etapas em Minas Gerais, quando fará dupla com Gustavo Xavier, e disputar a etapa da CIMTB (Copa Internacional de MTB) em Araxá, também em Minas Gerais.

Malacarne estreia na categoria Sub 23 em 2021 Foto: Marcelo Rypl

A Trinity tem base em Girona, na Espanha, mas Malacarne conta que vai ficar sediado no Centro da UCI na Suíça, já que, por causa da pandemia, teve que adiar seu estágio de 2020. “Eles renovaram o convite e eu acho que vai ser bom ficar em uma das melhores estruturas de ciclismo do mundo, aproveitar a oportunidade de me desenvolver e treinar”, completa.

Entre as novidades da Trinity, fundada por Andrew McQuaid, além da chegada do brasileiro, está a contratação do norte-americano Christopher Blevins, vice-campeão mundial na Sub 23 no Mundial de 2020. Na equipe feminina, que já conta com a italiana Chiara Teocchi, a novidade é a norte-americana Haley Batten.

Trinity Racing 2021
Alex Malacarne (BRA)
Ben Healy (IRL)
Ben Turner (GBR)
Cameron Mason (GBR)
Chiara Teocchi (ITA)
Christopher Blevins (EUA)
Finley Newmark (IRL)
Haley Batten (EUA)
Luke Lamperti (EUA)
Matthew Devins (IRL)
Max Walker (GBR)
Ollie Rees (GBR)
Sam Culverwell (GBR)
Thomas Gloag (GBR)
Tosh Teare (JAP)