Copa do Mundo de Ciclocross: Van der Poel vence Van Aert

HomeCompetiçõesCiclocross

Copa do Mundo de Ciclocross: Van der Poel vence Van Aert

Holandês campeão mundial da modalidade cruza com vantagem de 3 segundos na segunda rodada da competição; Van Aert fica em 2º e Pidcock em 3º

Van der Poel na vitória em Namur

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu neste domingo (20 de dezembro) a 2ª rodada da Copa do Mundo de Ciclocross em Namur, na Bélgica, após uma batalha emocionante com seu mais forte adversário, o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), que terminou em 2º lugar. O britânicoTom Pidcock (Trinity) ficou em 3º, a 11 segundos.

O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), que venceu a rodada de abertura em Tabor, terminou em 4º lugar e manteve a liderança da classificação geral.

Depois da batalha na clássica Tour de Flanders, Van der Poel e Van Aert, ambos tricampeões mundiais de ciclocross, chegaram como favoritos, mas quem dominou a corrida foi Pidcock, que largou na ponta e liderou a primeira volta da corrida, seguido por Van Aert e Vanthourenhout, enquanto Van der Poel buscava os líderes.

Pidcock seguiu na frente e na quarta volta acelerou. O movimento forçou Van Aert e Van der Poel a perseguir, enquanto Vanthourenhout perdia tempo por causa de um pneu furado.

Pidcock na frente, com Van der Poel e Van Aert na perseguição

Van Aert na frente depois de ultrapassar Pidcock

Van Aert fez a maior parte do trabalho, com Van der Poel atrás, e na oitava e penúltima volta os esforços compensaram. Van der Poel então assumiu a frente e acelerou na subida, com Van Aert atrás. Pidcock acabou se distanciando antes da volta final e acabou terminando em 3º.

Na chegada, a diferença entre Van der Poel e Van Aert era de apenas alguns segundos. Van der Poel cruzou com vantagem de 3 segundos e comemorou depois de 1h03min59s de disputa.

TOP 5 
1 Mathieu Van Der Poel (Hol) 1:03:59
2 Wout Van Aert (Bel) 0:00:03
3 Thomas Pidcock (GBr) 0:00:11
4 Michael Vanthourenhout (Bel) 0:01:07
5 Quinten Hermans (Bel) 0:02:09

Van der Poel no caminho da vitória em Namur

Na Elite feminino, a vencedora foi Lucinda Brand (Telenet-Baloise), que aumentou sua liderança na classificação geral. A holandesa conquistou vitória solo. A norte-americana Clara Honsinger (Cannondale Cyclocrossworld) ficou em 2º e Denise Betsema (Pauwels Sauzen-Bingoal) em 3º.

Temporada
A temporada do ciclocross começou dia 29 de novembro com a primeira etapa da Copa do Mundo de Ciclocross em Tabor, na República Tcheca. Por causa da pandemia, a competição terá apenas cinco rodadas. Depois de Namur, a próxima etapa segue na Bélgica, em Dendermonde, no dia 27. Depois virão as etapas de Hulst, na Holanda, e a etapa final em Overijse, na Bélgica, no dia 24 de janeiro.

No encerramento da temporada, Ostend, na Bélgica, recebe o Campeonato Mundial, nos dias 30 e 31 de janeiro.

PROGRAMAÇÃO
Copa do Mundo de Ciclocross
29/11/2020 – Tabor – República Tcheca
20/12/2020 – Namur – Bélgica
27/12/2020 – Dendermonde – Bélgica
03/01/2021 – Hulst – Holanda
24/01/2020 – Overijse – Bélgica

Mundial de Ciclocross
30/01 e 31/01 – Ostend – Bélgica

LEIA MAIS
Ciclocross no Bikemagazine