Valeo lança e-bike com câmbio automático e marcha a ré

HomeLançamentosTecnologia

Valeo lança e-bike com câmbio automático e marcha a ré

Fabricante francesa apresenta protótipos de uma mountain bike, uma city bike e uma cargo bike com capacidade para até 150kg

Modelo urbano da fabricante francesa Valeo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As bicicletas elétricas cresceram mais do que qualquer outro tipo de transporte nos últimos anos e, durante a pandemia, as vendas das e-bikes aumentaram ainda mais. Para ocupar este mercado crescente e muito promissor, tradicionais indústrias automobilísticas – como a Bosch, Volkswagen e BMW, só para citar três gigantes alemãs do segmento – criaram suas elétricas.

A empresa francesa Valeo, fabricante e fornecedora de componentes para o setor automobilístico apresentou um sistema para e-bikes com caixa de câmbio integrada que pretende licenciar para o mercado ciclístico. No Brasil, a Valeo está presente com 12 fábricas e mais de 3 mil funcionários onde produz embreagens, radiadores, alternadores, motores de partida, faróis etc.

Chamado de Valeo Smart e-Bike System, a empresa planeja licenciar o produto para ser produzido pelos fabricantes do setor ciclístico e construiu três protótipos para demonstração: uma mountain bike, uma city bike e uma cargo bike com capacidade para até 150kg.

Prototótipo de mountain bike com o Valeo Smart e-Bike System

O sistema consiste em um motor elétrico do tipo mid drive – instalado junto ao pedivela – que é integrado com uma caixa de câmbio automática produzida pela empresa Effigear. O câmbio tem sete velocidades e até marcha a ré, recurso bastante útil para as bicicletas cargueiras.

Sensores de cadência, velocidade e torque comandam automaticamente as trocas de marcha. A transmissão é por correia dentada Gates, que, além de limpa, praticamente dispensa qualquer manutenção.

A transmissão é por correia dentada Gates

O sistema elétrico é de 48 volts e o motor entrega até 120 Nm de torque que, segundo a empresa, é 8 vezes a força produzida por um ciclista.

O motor foi desenvolvido para transportar com facilidade cargas de até 150 quilos

Entre os recursos interessantes da Valeo está um sistema antifurto que quando acionado desconecta o pedal da caixa de câmbio e impede que seja pedalada. Outro atrativo é que o ciclista pode empurrar a bike, a pé, com a ajuda do motor. Um botão Boost permite despejar mais potência para uma ultrapassagem por exemplo.

Motor elétrico é integrado à caixa de câmbio com 7 velocidades e marcha a ré

O projeto ainda precisa de refino e é nítido que as dimensões e pesos precisam ser ajustadas para a realidade do universo das bicicletas.

VÍDEO