Fabricante francesa apresenta protótipos de uma mountain bike, uma city bike e uma cargo bike com capacidade para até 150kg
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
As bicicletas elétricas cresceram mais do que qualquer outro tipo de transporte nos últimos anos e, durante a pandemia, as vendas das e-bikes aumentaram ainda mais. Para ocupar este mercado crescente e muito promissor, tradicionais indústrias automobilísticas – como a Bosch, Volkswagen e BMW, só para citar três gigantes alemãs do segmento – criaram suas elétricas.

A empresa francesa Valeo, fabricante e fornecedora de componentes para o setor automobilístico apresentou um sistema para e-bikes com caixa de câmbio integrada que pretende licenciar para o mercado ciclístico. No Brasil, a Valeo está presente com 12 fábricas e mais de 3 mil funcionários onde produz embreagens, radiadores, alternadores, motores de partida, faróis etc.
Chamado de Valeo Smart e-Bike System, a empresa planeja licenciar o produto para ser produzido pelos fabricantes do setor ciclístico e construiu três protótipos para demonstração: uma mountain bike, uma city bike e uma cargo bike com capacidade para até 150kg.
O sistema consiste em um motor elétrico do tipo mid drive – instalado junto ao pedivela – que é integrado com uma caixa de câmbio automática produzida pela empresa Effigear. O câmbio tem sete velocidades e até marcha a ré, recurso bastante útil para as bicicletas cargueiras.
Sensores de cadência, velocidade e torque comandam automaticamente as trocas de marcha. A transmissão é por correia dentada Gates, que, além de limpa, praticamente dispensa qualquer manutenção.
O sistema elétrico é de 48 volts e o motor entrega até 120 Nm de torque que, segundo a empresa, é 8 vezes a força produzida por um ciclista.
Entre os recursos interessantes da Valeo está um sistema antifurto que quando acionado desconecta o pedal da caixa de câmbio e impede que seja pedalada. Outro atrativo é que o ciclista pode empurrar a bike, a pé, com a ajuda do motor. Um botão Boost permite despejar mais potência para uma ultrapassagem por exemplo.
O projeto ainda precisa de refino e é nítido que as dimensões e pesos precisam ser ajustadas para a realidade do universo das bicicletas.
VÍDEO