UCI confirma Mundial de Ciclocross neste final de semana

HomeCompetiçõesCiclocross

UCI confirma Mundial de Ciclocross neste final de semana

Cidade litorânea de Ostend, na Bélgica, vai receber as disputas da Sub 23 e da Elite neste sábado e domingo, apesar da confirmação de casos da variante sul-africana da Covid-19

Van der Poel vai defender a camisa arco-íris do ciclocross

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

A UCI (União Ciclística Internacional) confirmou nesta terça-feira (26 de janeiro) a realização do Campeonato Mundial de Ciclocross na cidade costeira Ostend, na Bélgica, neste final de semana, apesar da confirmação de casos da variante sul-africana do coronavírus na região. Esta será a 72ª edição do Campeonato Mundial de Ciclocross, a décima vez na Bélgica e a primeira em Ostend.

Em comunicado, a UCI afirma que haverá “redução de pessoas credenciadas e endurecimento das regulamentações sanitárias”.

 

“Agradeço o espírito de colaboração demonstrado por todos, organizadores e autoridades competentes, que têm permitido salvaguardar os campeonatos em benefício dos atletas, telespectadores, parceiros e todos os adeptos do nosso esporte apesar da atual circunstância muito desafiadora”, disse o presidente da UCI, David Lappartient.

O comunicado da UCI não especifica quais medidas adicionais de saúde serão impostas para as corridas do fim de semana, mas é certo que todos terão que passar por testes PCR adicionais a partir de sexta-feira.

Wout Van Aert na Copa do Mundo de Ciclocross, que venceu

A UCI confirmou anteriormente que não haverá a disputa das categorias juniores, mas as provas da Sub 23 e Elite seguirão em frente conforme planejado. No sábado estão programadas as corridas da categoria Sub 23 masculino e da Elite feminino e no domingo as corridas da Sub 23 feminino e da Elite masculino.

Na Elite, entre as mulheres, a atual campeã, a holandesa Ceylin del Carmen Alvarado, está confirmada. No masculino, o também holandês Mathieu van der Poel vai enfrentar seu adversário mais usual, o belga Wout van Aert.

Van der Poel e Van Aert dominaram o Mundial nos últimos seis anos, ganhando três títulos cada. O tcheco Zdenek Stybar também confirmou que estará na disputa.

O percurso de 2.900m é dividido em oito setores. A superfície será predominantemente de grama (1.326 m), enquanto as seções de areia representam cerca de um quinto do curso (565 m). A ponte principal vai desafiar os competidores com uma inclinação de 21%.

LEIA MAIS
Reportagens sobre ciclocross no Bikemagazine

Site oficial do evento