Big Biker 100 Milhas terá 160km na Serra da Bocaina com navegação por GPS

HomeCompetições

Big Biker 100 Milhas terá 160km na Serra da Bocaina com navegação por GPS

Prova no formato marathon inova com navegação autônoma por GPS

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

No dia 13 de março a Serra da Bocaina, na divisa dos estados de São Paulo com o Rio de Janeiro, vai receber o Big Biker 100 Milhas. Com largada no KM 82 da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de Roseira (SP), a prova no formato Marathon será disputada exclusivamente em duplas e terá 160km com 4.500 metros de ascensão acumulada e chegada em São José do Barreiro.

O diferencial no evento será a navegação por GPS. Cada ciclista deverá obrigatoriamente portar o equipamento e baixar os tracks em formato GPX em seu aparelho e seguir o roteiro.

“Já tem um bom tempo que tenho vontade de produzir um evento nesse formato. Me lembro que a um bom tempo atrás, vi um anúncio desse tipo de prova na Europa chamado “Desafio Garmin®”. Aquilo não saiu da minha cabeça. Pela primeira vez no Brasil teremos uma prova com navegação por GPS, onde o participante recebe um arquivo de rota, que uma vez inserido em seu dispositivo GPS precisa cumprir o caminho indicado pela organização, passando pelos postos de controle”, explica Gonga, responsável pelo evento.

Além do GPS, cada dupla deverá ter um carro de apoio, que vai seguir um caminho diferente percurso da prova. Nos seis postos de controle do percurso, o ciclista terá alimentação, hidratação, mecânica, controle de passagem e eventual apoio particular.

Por conta da pandemia, medidas sanitárias foram tomadas. Não haverá arena de largada e as duplas vão largar em pequenos grupos com intervalo de um minuto entre eles. Os kits serão enviados por correio para evitar aglomerações.

“O fato é que com a pandemia, o formato acabou sendo uma alternativa com algumas adaptações para dar mais segurança aos participantes em função da Covid-19, como o envio de kits pelo correio e largadas separadas. Por fim, o percurso como é muito longo e duro, o que irá fazer esse distanciamento natural entre os competidores,” completa Gonga.

As inscrições custam R$ 490 e têm número limitado.

Mais informações no site www.bigbiker.com.br