Colombiano Ivan Sosa é o campeão do Tour de la Provence

HomeCompetiçõesCiclismo

Colombiano Ivan Sosa é o campeão do Tour de la Provence

Sosa e Egan Bernal, companheiros na Ineos Grenadiers, dominaram a subida ao Mont Ventoux na penúltima etapa

Aos 23 anos, Ivan Sosa é o campeão do Tour de la Provence

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O colombiano Ivan Sosa (IneosGrenadiers), de 23 anos, conquistou o título de campeão do Tour de la Provence de 2021, com o francês campeão mundial Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) em 2º lugar, a 18 segundos, e o também colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers) em 3º, a 19 segundos.

 

Sosa assumiu a liderança geral da prova em quatro etapas na França no sábado, na etapa com chegada ao Mont Ventoux. Ele e o companheiro de equipe Bernal dominaram a escalada, a primeira da temporada 2021, e cuzaram em 1º e 2º. Bernal foi o primeiro dos dois a reagir com um grande sorriso no rosto na linha de chegada do Chalet Reynard. “Estou feliz com o resultado de hoje, mas ainda mais feliz por Ivan ser o vencedor do que se fosse eu”, disse o vencedor do Tour de France 2019.

“Estou muito feliz por ele. Acredito que ele é um grande ciclista. Também estou feliz com minha performance. Ser capaz de rodar em um ritmo tão alto no Mont Ventoux é um sinal encorajador na minha preparação para o Giro d’Italia.”

Sosa com a camisa e o troféu de campeão

O ataque de Sosa a 4,8 km do fim foi decisivo. “Eu já tinha visto aquela subida, mas não sabia direito, nunca tinha corrido aqui antes”, disse. “É uma subida muito boa e muito difícil, especialmente quando pedalamos a todo vapor como hoje. É muito bom começar a temporada dessa forma. É um excelente fator de motivação para o que está por vir este ano. Espero ter uma boa temporada e correr sempre na frente. Não sei exatamente quais serão minhas próximas corridas porque primeiro temos que saber quais corridas realmente acontecerão. ”

Questionado se gostaria de voltar ao Mont Ventoux para o Tour de France, Sosa respondeu: “Com certeza gostaria.”

Na etapa final, Bauhaus (Bahrain-Victorious) venceu o ganhador das duas etapas iniciais, Davide Ballerini (Deceuninck-QuickStep), em uma chegada rápida. Nacer Bouhanni (Arkea-Samsic) terminou em 3º.

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL
1 Ivan Ramiro Sosa Cuervo (Col) Ineos Grenadiers 17:00:17
2 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 0:00:18
3 Egan Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 0:00:19
4 Wouter Poels (Hol) Bahrain Victorious 0:00:39
5 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:00:57
6 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo m.t.
7 Jack Haig (Aus) Bahrain Victorious 0:00:58
8 Mauri Vansevenant (Bel) Deceuninck-QuickStep m.t.
9 Jesus Herrada (Esp) Cofidis m.t.
10 Aleksandr Vlasov (Rus) Astana-Premier Tech m.t.

VEJA VÍDEO