Copa do Mundo de MTB terá etapa no Brasil em 2022

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo de MTB terá etapa no Brasil em 2022

Segunda rodada da competição será em abril na terra-natal de Avancini, um dos responsáveis pela conquista do Brasil no calendário UCI

Avancini em etapa da CIMTB em Petrópolis em 2019 Foto: Fabio Piva

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Copa do Mundo de MTB terá uma etapa no Brasil após 17 anos. Petrópolis, no Rio de Janeiro, terra-natal de Henrique Avancini, vai receber a segunda rodada da competição em 2022, programada para 8 a 10 de abril. A organização ficará a cargo da CIMTB Michelin, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Vale destacar que Avancini (Cannondale Factory Racing) é um dos responsáveis pela conquista. “Desde 2017 ou 2018 já existia um desejo muito grande da UCI, da Red Bull e dos nossos parceiros de trazer o evento para o Brasil. Eu participei muito no sentido de buscar um organizador que atendesse às exigências da UCI. Eles requisitaram que, se fosse vir para o Brasil, teria que ser na minha cidade”, contou Avancini.

“É uma conquista coletiva. Tanto minha, que venho crescendo como atleta, para a CIMTB Michelin como organizadora e para todo o contexto do ciclismo no Brasil, que tem se tornado uma potência mundial do esporte”, completa Avancini.

A segunda etapa da Copa do Mundo de MTB no Brasil terá disputas de XCO (Cross Country Olímpico) e XCC (short track). Vale destacar que a CIMTB Michelin já organizou mais de 70 eventos internacionais da UCI em sua história e uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator (XCE) em Congonhas, em 2018.

As etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike são competições muito disputadas por organizadores no mundo inteiro. “Essa conquista representa muito não só para nós e para o Henrique, mas para o ciclismo brasileiro, que será mais uma vez o centro do mapa mundial do esporte em 2022. Vamos fazer o melhor trabalho possível para que a Copa do Mundo não saia nunca mais do Brasil. E tenho certeza que a torcida brasileira vai eletrizar e fazer história”, afirmou Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin, que teve uma etapa em Petrópolis em 2019.

CALENDÁRIO 2022 UCI

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine