Giro d’Itália 2021 vai começar com três etapas no Piemonte

HomeCompetiçõesCiclismo

Giro d’Itália 2021 vai começar com três etapas no Piemonte

Turim recebe a etapa de abertura, um contrarrelógio com percurso de 9 km; confira as novidades da abertura da 104ª edição da corrida

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A 104ª edição do Giro d’Italia vai começar em Turim, capital do Piemonte, no dia 8 de maio. A chamada Grande Partenza será uma prova de contrarrelógio pelas ruas de Turim com 9 km de percurso. O pelotão vai permanecer no Piemonte nas etapas 2, de Stupinigi (Nichelino) a Novara (173 km) e 3, de Biella a Canale (187 km).

Após a semana inicial, a região de Piemonte volta a receber o pelotão na 19ª etapa, que terá como maior desafio a chegada ao alto em Alpe di Mera, em Valsesia, seguido por uma partida de Verbania no dia seguinte.

 

AS ETAPAS

Etapa 1: Torino – Torino ITT (9,0 km)
A primeira etapa tem percurso totalmente plano e começa na Piazza Castello e segue o rio Pó, passando pelo Parque Valentino de Turim. Depois de atravessar o Pó, o percurso continua ao longo do Corso Casale e segue em frente até chegar à igreja Gran Madre, no sopé do morro da Superga, para terminar.

Etapa 2: Stupinigi (Nichelino) – Novara (173 km)
Mais um dia plano, com o pelotão largando da Palazzina di Caccia em Stupinigi antes de chegar a outro castelo Savoy em Racconigi, alguns quilômetros depois. A rota passa então por Santena, a cidade onde repousa Camillo Benso Conte di Cavour (uma figura importante no movimento de unificação italiano), 160 anos após sua morte. O pelotão enfrentará algumas ondulações suaves ao cruzar a área de Monferrato e entrar no Vale do Pó.

Etapa 3: Biella – Canale (187km)
A etapa é inicialmente plana da cidade de Biella antes que os ciclistas cheguem às encostas dos Apeninos. Depois de Asti, começa uma sucessão de subidas, algumas das quais classificadas como GPMs. Assim que o pelotão tiver passado por Alba, algumas rampas curtas mas íngremes receberão os ciclistas antes da chegada, apresentando uma oportunidade ideal para um ataque.

Filippo Ganna, campeão mundial de contrarrelógio, vence a 1ª etapa do Giro 2020

Estatísticas
Pela terceira vez em sua história, Turim receberá a Grand Partenza do Giro d’Italia, depois das edições de 1961 e 2011.

O Giro nunca começou uma etapa de Stupinigi antes (Etapa 2). A cidade de Novara (também estágio 2) sediou pela última vez uma etapa de finalização em 1968, vencida por Eddy Merckx, que levou sua primeira Maglia Rosa naquele dia.

Biella sediará uma etapa de largada pela sexta vez (a primeira foi em 1963, a mais recente em 2007), enquanto a corrida nunca terminou uma etapa em Canale.

O Giro também nunca terminou uma etapa no Alpe di Mera em Valsesia.

MENSAGEM DE FILIPPO GANNA

LEIA MAIS
Giro d’Italia no Bikemagazine